segunda-feira, 9 de maio de 2022

Escultura "O Semeador", Praça Eufrásio Correia, Curitiba, Paraná, Brasil

 


Escultura "O Semeador", Praça Eufrásio Correia, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia


O nome da praça homenageia Manoel Eufrásio Correia, formado em Direito no Recife, promotor público, deputado provincial, presidente da Assembleia, além de chefe de polícia de Santa Catarina e, finalmente, presidente da província de Pernambuco.
Remonta ao final do século passado o desenvolvimento da área urbana ao sul da atual rua XV de Novembro, estabelecendo-se a praça Eufrásio Correia como núcleo dinamizador da cidade, a partir da construção da estação ferroviária.
É na gestão de Cândido de Abreu, na última década do século, que o “Largo da Estação”, com seus 11.500 metros quadrados, consolida-se como o novo centro político e comercial da cidade, com a construção da sede para a Assembleia Provincial no lado oposto ao da Estação Ferroviária e a concessão de licença municipal à instalação, na praça e nos seus arredores, de diversos tipos de comércio, como quiosques, botequins, bilhares e restaurantes.
O desenvolvimento do transporte rodoviário, a transferência da Assembleia para o Centro Cívico e, finalmente, a construção, em outro local, da Estação Rodoferroviária, foram fatores que, sucessivamente, marcaram o fim do papel polarizador da praça Eufrásio Correia.
A escultura "O Semeador", obra-prima do escultor do movimento paranista Zaco Paraná, foi um presente da colônia polonesa à cidade de Curitiba, por ocasião do centenário da independência do Brasil em 07/07/1922.

Nenhum comentário:

Postar um comentário