Chafariz, Praça Eufrásio Correia, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
Localizada no centro de Curitiba, a Praça Eufrásio Correia era o antigo Campo do Schimidlin. Passou a ser conhecida como Largo da Estação em 1885, após a inauguração da Estação Ferroviária. Recebeu o nome atual, em 1888, em homenagem ao político e abolicionista Manoel Euphásio Correia (1839-1888), natural de Paranaguá.
A partir de 1896, o antigo Largo abrigou a sede do poder legislativo estadual. O local foi urbanizado pela primeria vez em 1905, quando recebeu quiosques, iluminação e jardins.
Em 1916 foi reformada, com nova arborização, lampadário art-noveau e recebeu o chafariz confeccionado na Fonderies d'Art du Val d'Osne, na França. Na época era um dos mais concorridos logradouros da cidade.
O chafariz da Praça Eufrásio Correia é do mesmo modelo existente na cidade do Porto, em Portugal, nos jardins do antigo Palácio de Cristal, inaugurado em 1865.
A Fonderies d'Art du Val d'Osne oferecia seus produtos mundo afora por meio de catálogos, usando matrizes que podiam ser reproduzidas à qualquer tempo. Seus produtos eram de beleza impar, sendo encontrados no mundo todo, especialmente decorando praças e logradouros públicos.
Esse modelo de chafariz era originalmente fabricado pela empresa parisiense J.J. Ducel et fils, adquirida pela Val d'Osne em 1878, após a morte de seu fundador. O chafariz tem uma altura total de 4,69 metros. No topo, há uma ninfa no banho com uma criança. As três esculturas na base representam um tritão e duas nereidas. Texto do Guia Geográfico de Curitiba adaptado para o blog por mim.
Nota do blog: A primeira imagem mostra o chafariz de Curitiba. A segunda imagem mostra o chafariz no catálogo da J.J. Ducel et fils, na época já de propriedade da Fonderies d'Art du Val d'Osne, conforme carimbo acrescentado posteriormente. A terceira imagem mostra o chafariz existente na cidade do Porto, Portugal, "irmão" do existente em Curitiba.



Nenhum comentário:
Postar um comentário