sexta-feira, 4 de novembro de 2022

110 Anos do Bondinho do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, Brasil - Artigo

 



110 Anos do Bondinho do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, Brasil - Artigo
Rio de Janeiro - RJ
Artigo


Este ano o bondinho do Pão de Açúcar, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, completa 110 anos. Ligando a Praia Vermelha ao morro da Urca e ao morro do Pão de Açúcar, teve seu projeto idealizado pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos, que criou a empresa Companhia do Caminho Aéreo do Pão de Açúcar com a intenção de realizar a ligação aérea entre os morros da Baía de Guanabara. As obras para a construção do primeiro teleférico brasileiro iniciaram em 1910. No dia 27 de outubro de 1912 era inaugurado o primeiro trecho que ligava a Praia Vermelha ao Morro da Urca, com 528 metros de extensão e 220 metros de altura. O bondinho era de madeira e tinha capacidade para 17 pessoas. Ao preço de 2 mil réis pela viagem de ida e volta, que durava seis minutos em cada trajeto, 577 pessoas subiram ao Morro da Urca no dia da inauguração. Inicialmente chamado de “Camarote Carril”, logo recebeu o apelido de “bondinho” por causa de sua semelhança com os bondes que circulavam pela cidade. Operários brasileiros e portugueses trabalharam na construção, com equipamentos importados da Alemanha. Quatro toneladas de materiais foram transportadas para o alto dos morros através de perigosas escaladas feitas por alpinistas treinados. Foi uma obra bastante desafiadora para a época. No ano seguinte, entrou em operação o segundo trecho ligando o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar, com 750 metros de extensão e 396 metros de altura, completando o trajeto atual. Em 1972, procurando suprir a enorme quantidade de turistas que procuravam o bondinho, foi inaugurado um carro bem mais moderno, em forma de bolha, leve, com estrutura de alumínio, com tecnologia de aviação, todo de vidro, mais seguro e com novos cabos, idealizado por uma firma italiana. Seu designer foi premiado no 4º Salão de Montana, em Turim, em 1971. O bondinho passou por uma nova modernização em 2008, mantendo seu designer de laterais transparentes, permitindo uma visão privilegiada para os visitantes.

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