Criação das Nações Unidas / ONU - Artigo
Artigo
Em 24 de outubro de 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) no ímpeto de promover a cooperação internacional, os direitos humanos e o desenvolvimento econômico e social. Como substituta da extinta Liga das Nações (1919 - 1945), um dos principais objetivos da organização intergovernamental é a promoção da paz, de modo a evitar conflitos de grandes proporções como a Segunda Guerra.
As negociações para criação da ONU foram feitas na Conferência de Dumbarton Oaks em 1944, por delegações da União Soviética, Reino Unido, Estados Unidos e China. Posteriormente, após o fim da guerra, a França aderiu aos estados fundadores, formando o grupo de 5 países membros permanentes do Conselho de Segurança da entidade.
O Brasil se juntou à organização rapidamente, em 1946, e teve atuações importantes a partir de 1947, ano da assembleia que possibilitou a criação do Estado de Israel, presidida por Osvaldo Aranha (1894-1960). Desde então, o Brasil participa ativamente no funcionamento da entidade, como na resolução de conflitos e operações de paz; ao todo, o país já participou de 50 missões de paz das Nações Unidas.
A organização teve um papel chave na segunda metade do século 20, promovendo a descolonização na África, Ásia e Oceania, também se envolveu em conflitos regionais para impedir sua escalada como, por exemplo, na Guerra Irã-Iraque em 1980. Atualmente a Organização das Nações Unidas conta com 193 países, entre estados-membros e outros que atuam como observadores da Assembleia Geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário