sexta-feira, 4 de novembro de 2022

A Reforma Protestante - Artigo

 


A Reforma Protestante - Artigo
Artigo


Em 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero pregou nas portas da Igreja do Castelo de Wittenberg as 95 teses que contrariavam as bulas papais, iniciando um debate sobre a venda de indulgências na igreja romana. Era o início da Reforma Protestante.
Com a publicação das 95 teses, Lutero buscava iniciar uma reforma dentro da Igreja Católica. Sua crítica afetava principalmente a venda de indulgências, prática que havia se tornado comum no catolicismo ocidental, mas também procurava alterar o conceito de salvação para os católicos, cunhando o termo das “5 Solas” que define os princípios protestantes.
Apesar da intenção do monge não ter sido a de causar um novo cisma na igreja, foi exatamente o que aconteceu; o papa percebeu o agostiniano como uma ameaça para o catolicismo e ordenou sua prisão.
Do cárcere, Lutero trocava correspondências com sacerdotes que abandonavam o celibato e se reuniam para seguir o protestantismo. Apesar da reforma ter se iniciado com Lutero, surgiram diversas ramificações, como por exemplo os Calvinistas, liderados por João Calvino, que se tornou um dos líderes da reforma junto com Lutero, disseminando a reforma por toda a Europa.
No Brasil, o protestantismo chegou com as invasões francesas e holandesas, mas foi somente com a República que as ramificações protestantes se espalharam com força pelo território brasileiro. O crescimento do protestantismo acelerou no Brasil principalmente nas décadas de 1960 e 1980 e hoje os protestantes são a segunda maior força religiosa do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário