sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Chafariz do Mestre Valentim, 1948, Rio de Janeiro, Brasil

 


Chafariz do Mestre Valentim, 1948, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia


Quem passa pela Praça Quinze de Novembro, no centro do Rio de Janeiro, pode ver uma das mais belas peças de arquitetura do período colonial: um chafariz do século XVIII. A obra é conhecida por diferentes nomes, como Chafariz do Carmo, Chafariz da Pirâmide e Chafariz do Mestre Valentim, por ser de autoria do artista Valentim Fonseca e Silva.
A estrutura foi inaugurada em 1789, em substituição ao chafariz que havia sido instalado no local em 1747. Sua função era fornecer água às embarcações que ancoravam no cais. Composto, basicamente, pela superposição de dois sólidos geométricos, foi construído com cantaria de gnaisse com elementos de mármore lioz. Por sua importância histórica e estética, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan) em 1938.
Mestre Valentim nasceu em 1744 ou 1745 em Serro, Minas Gerais, e se mudou para o Rio de Janeiro na década de 1760 ou de 1770. Escultor, arquiteto e urbanista, ele nos legou diversos trabalhos arquitetônicos e urbanísticos espalhados pelas áreas centrais do Rio de Janeiro, em igrejas, parques e chafarizes.
Nota do blog: Abaixo imagem atual do chafariz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário