terça-feira, 11 de julho de 2023

Altamiro Carrilho - Artigo

 


Altamiro Carrilho - Artigo
Artigo


Aos 21 de dezembro de 1924 nascia em Santo Antônio do Pádua, Rio de Janeiro, Altamiro Carrilho. Talento reconhecido mundialmente e aclamado pela crítica como um dos quatro melhores flautistas da história da música, gravou mais de 100 discos, compôs cerca de 200 músicas e participou de gravações antológicas com outros nomes consagrados da Música Popular Brasileira.
Em 1939, já no início da carreira aos 15 anos de idade, foi vencedor do programa “Calouros em Desfile” de Ary Barroso. Em 1955, gravou um dos seus maiores sucessos, o maxixe “Rio Antigo”, acompanhado pelo grupo recém-formado “Bandinha do Altamiro Carrilho”, conquistando a façanha de vender mais de 980 mil cópias! Ainda na década de 1950 manteve o programa “Em tempo de Música”, no horário nobre da TV Tupi. Nos anos de 1960, excursionou pelo mundo, fluiu com sua virtuosa flauta pelos mais diferentes ritmos e estilos musicais, sendo identificado como um dos ícones e grande divulgador do Choro brasileiro. Em 1997, ganhou o prêmio Sharp de melhor disco instrumental com “Flauta maravilhosa”. Um ano depois recebeu uma comenda especial, a Ordem do Mérito Cultural, do presidente da República Fernando Henrique Cardoso, pelo reconhecido talento e pelos trabalhos prestados à música e à cultura brasileiras. Entre 2001 e 2002 manteve um programa musical na Rádio MEC AM - 800 kHz, lançando novos talentos da música instrumental. No ano de 2009, foi entrevistado no projeto “Depoimentos para a posteridade” do MIS / Museu da Imagem e do Som. Em 2010, foi eleito integrante da Associação Cultural do Arquivo Nacional – ACAN, sendo recebido por Ricardo Cravo Albin como padrinho.
Faleceu no dia 15 de agosto de 2012, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, com 87 anos, deixando um legado artístico inigualável e uma legião de discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário