sábado, 1 de julho de 2023

Maria Fumaça "Phantom", Parque Maurílio Biagi, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 























Maria Fumaça "Phantom", Parque Maurílio Biagi, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Fui rever a Maria Fumaça "Phantom" em seu retorno a nossa cidade. Confesso que estava apreensivo pois achava que ela não duraria muito tempo no local sem ser vandalizada (ainda acho que vão vandalizar ela de alguma maneira, especialmente porque a fiscalização da GCM é quase de "circo" naquele parque).
Chegando lá, notei que a réplica da estação que construíram é, na verdade, uma jaula/gaiola que visa impedir o acesso físico da população à locomotiva, com a finalidade de evitar que a mesma seja vandalizada/danificada.
É meio frustrante saber que não teremos mais acesso a locomotiva, não teremos mais fotos de crianças e adultos na mesma, é esquisito pensar que a veremos como observamos os animais no Bosque Municipal, ou seja, presos em uma jaula. Eu não sabia que o retorno da locomotiva seria assim, com a Prefeitura "protegendo" a locomotiva da população (tal medida, sem dúvida, pressupõe que a população iria vandalizá-la).
E essa frustração não foi só comigo, muitas pessoas que foram vê-la tiveram a mesma sensação (fiquei cerca de uma hora por lá, admirando/fotografando a locomotiva por entre as grades de sua "estação jaula" e conversando com as pessoas), inclusive com crianças decepcionadas.
Saindo de lá, refletindo melhor, vendo como a locomotiva estava bonita, bem diferente de antes, passei a achar que a "estação jaula" foi, apesar de tudo, a iniciativa correta para proteção da mesma. Nos dias de hoje anda faltando civismo e educação a grande parte da população. Talvez seja mesmo melhor que ela fique "presa" ao invés de vandalizada/degradada...
Nota do blog 1: O nome correto da Maria Fumaça "Phantom" é Locomotiva Borsig Usina Amália N. 12.
Nota do blog 2: O nome da "estação  jaula" é Estação Ferroviária Luiz Henrique Paschoalin.
Nota do blog 3: Imagens de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário