quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Origens do Clube de Regatas Vasco da Gama, Rio de Janeiro, Brasil

 


Origens do Clube de Regatas Vasco da Gama, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia


No dia 21/08/1898, sessenta e dois jovens, em sua maioria portugueses, reuniram-se na Sociedade Dramática Filhos de Talma, no bairro da Saúde, decididos a criar uma associação dedicada à prática do remo. Seu nome foi inspirado nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias. Começava assim a trajetória do Clube de Regatas Vasco da Gama.
Em 1913, um combinado de clubes de futebol de Lisboa excursionou no Rio, a convite do Botafogo F.C, despertando o interesse da colônia portuguesa, até então alheia ao futebol. Com isso, outros clubes foram fundados, como o Luzitânia F.C., o Centro Português de Desportos, o Luso S.C. e, mais tarde, de uma cisão no Luzitânia, o Luzitano S.C, ao qual o Vasco se fundiu em 1915.
No ano seguinte, a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, fundada pelos cinco times mais influentes da época – Fluminense, Flamengo, Botafogo, América e Bangu – exigiu que o Vasco se desfizesse de 12 de seus jogadores que, não por coincidência, eram todos negros e operários. O grupo alegava que os atletas tinham "profissão duvidosa". O Clube de Regatas Vasco da Gama recusou a proposta e, através de uma carta de José Augusto Prestes, então presidente cruzmaltino, mostrou sua indignação à discriminação racial.
Em 21 de abril de 1927, o Vasco inaugurou o seu estádio, uma resposta que os grandes clubes da época receberam, ao tentarem barrar a ascensão do time de negros e brancos pobres que, com o campeonato de 1923, havia conquistado o direito de figurar na elite do futebol carioca. A alegação de que o Vasco não tinha campo para receber seus adversários se desfez, quando o presidente Washington Luís e sua comitiva viram-se diante do então maior estádio da América do Sul, construído após memorável campanha para arrecadar contribuições. Construído em menos de 12 meses, o estádio recebeu o nome oficial de Vasco da Gama, logo substituído por São Januário, devido à sua proximidade com a rua de mesmo nome.
Nota do blog: Na imagem, jogadores do Vasco comemoram gol contra o Flamengo no 2º turno do Campeonato Nacional de 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário