Apólice da Brazil Railway Company, 1910, Brasil
Fotografia
A Brazil Railway Company foi uma empresa ferroviária brasileira criada no início do século XX, mais precisamente no dia 9 de novembro de 1906. Ela expandiu-se muito, ao ponto que, passados 10 anos, já controlava 11 mil kms dos 23,4 mil km existentes em todo o Brasil, ou seja, 47% das ferrovias brasileiras, controle que manteve até meados de 1917.
Pertencia ao Sindicato Farquhar (uma holding), liderado pelo polêmico, famoso e arrojado capitalista estadunidense Percival Farquhar, que, além de ferrovias, controlava empresas de navegação, colonização, madeireiras, seringais, indústrias de papel, frigoríficos, hotéis, empresas de eletricidade, telefonia, portos, serviço de bondes, siderurgia, fazendas de gado, extração mineral, etc.
A Brazil Railway Company era proprietária ou deteve o controle das seguintes estradas de ferro: Estrada de Ferro Sorocabana, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Estrada de Ferro do Paraná, Estrada de Ferro Dona Thereza Christina, Estrada de Ferro Norte do Paraná, Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, Estrada de Ferro Vitória à Minas, Cia. Paulista de Estradas de Ferro, Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, Companhie Auxiliaire des Chémins de Fer au Brésil. Além disso, também deteve os serviços de bondes de Salvador, São Paulo, Belém, Rio Grande. Também foi controlador da Southern Brazil Lumber & Colonization Company.
Com o inicio da Primeira Guerra Mundial, e em função da falta de recursos financeiros, inicia-se uma crise na holding. Em 1917, a Brazil Railway e suas subsidiárias entram em regime de concordata, suas atividades são encampadas e passam ao controle do estado, exceto a Southern Brazil Lumber & Colonization Company, que sobrevive até 1938, quando foi estatizada no governo Getúlio Vargas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário