quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Flâmula "Vasco da Gama, Super-Super Campeão de Terra e Mar", 1958, Rio de Janeiro, Brasil


 

Flâmula "Vasco da Gama, Super-Super Campeão de Terra e Mar", 1958, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia

Nota do blog 1: O Vasco foi mais do que o campeão carioca de 1958. O time de São Januário foi o "Super-Super Campeão", depois de dois triangulares que contaram com a participação de Flamengo e Botafogo.
Os três clubes terminaram o campeonato carioca de 1958 empatados em número de pontos O critério de desempate foi a realização de um triangular. Houve nova igualdade de pontos. Foi então realizado um segundo triangular, em que o Vasco estreou derrotando o Botafogo; este empatou com o Flamengo, o que transformou em final Vasco x Flamengo - e o Vasco jogou pelo empate.
Foi o que aconteceu na noite de sábado, dia 17 de janeiro de 1959, com o Maracanã tomado por 140 mil torcedores. Roberto Pinto abriu o placar para o Vasco, já no segundo tempo, e Babá empatou para Flamengo. O time vascaíno, então dirigido pelo técnico Gradim, soube suportar a pressão dos rubro-negros e saiu campeão com o empate em 1 a 1.
Os dois clubes jogaram com a seguinte formação.
Vasco: Miguel, Paulino e Bellini; Écio, Orlando e Coronel; Sabará, Alimir, Roberto Pinto, Valdemar e Pinga.
Flamengo: Fernando, Joubert e Pavão; Jadir, Dequinha e Jordan; Luís Carlos, Moacir, Henrique, Dida e Babá.
Nota do blog 2: O título simbólico de "Campeão de Terra e Mar" é dado ao clube que conquista o Campeonato Carioca de Futebol e o Campeonato Carioca de Remo no mesmo ano.
Nota do blog 3: Reparem na Taça Jules Rimet na flâmula, tem o objetivo de lembrar que o Vasco da Gama tinha jogadores servindo a Seleção Brasileira na campanha vitoriosa da Copa do Mundo de 1958 (Bellini, Orlando e Vavá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário