quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Flâmula "Palmeiras Campeão das Cinco Coroas", Sociedade Esportiva Palmeiras, São Paulo, Brasil


 

Flâmula "Palmeiras Campeão das Cinco Coroas", Sociedade Esportiva Palmeiras, São Paulo, Brasil
Fotografia



No início da década de 1950, o Palmeiras alcançou um feito até então inédito no futebol paulista ao conquistar cinco títulos consecutivos em competições oficiais. Essa sequência impressionante de troféus foi imortalizada pela crônica esportiva e pelos torcedores da época como a campanha das “Cinco Coroas”, em que cada joia representava uma conquista palmeirense.
O primeiro troféu foi a Taça Cidade de São Paulo de 1950, após vitória por 3 a 2 sobre a Portuguesa de Desportos e empate em 2 a 2 contra o São Paulo. O segundo caneco veio no Campeonato Paulista de 1950: com 22 jogos, 13 vitórias, 6 empates, 3 derrotas, 45 gols marcados e 22 gols sofridos, o Verdão não deu chances para os seus tradicionais concorrentes e faturou o título no empate em 1 a 1 com o São Paulo (gol de Aquiles), que ficou eternizado como o "Jogo da Lama".
A terceira taça palmeirense foi a conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1951. Na decisão, o Palmeiras superou o seu arquirrival Corinthians, impondo-lhe duas derrotas. Na primeira partida, no estádio do Pacaembu, o Verdão venceu por 3 a 2, gols marcados por Liminha, Aquiles e Homero (contra). No segundo encontro, novamente no estádio do Pacaembu, nova vitória alviverde, dessa vez pelo placar de 3 a 1, com gols de Aquiles e Jair Rosa Pinto (2).
O quarto triunfo foi o bicampeonato da Taça Cidade de São Paulo, em 1951, com goleada sobre o Santos por 6 a 2 e vitória sobre o São Paulo por 3 a 2. Já a quinta e mais importante conquista palmeirense foi o Torneio Internacional de Clubes Campeões, também em 1951. Numa campanha fantástica, o Palmeiras superou na primeira fase o Olympique de Nice, da França, e o Estrela Vermelha, da extinta Iugoslávia, perdendo apenas para a Juventus, da Itália. Nas semifinais, em dois jogos, superou o Vasco da Gama, e nas finais, também em duas partidas, faturou a taça com uma vitória por 1 a 0 e um empate em 2 a 2 contra a mesma Juventus de Turim, para delírio de um Maracanã lotado e levando mais de um milhão de pessoas às ruas do Brasil.
Nota do blog: Mas continua sem Mundial...rs. 51 continua sendo pinga...rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário