Paris - França
Philadelphia Museum of Art
OST - 115x149 - 1890
O Moulin
Rouge, assim como o Moulin da Galette, ficava no bairro parisiense de
Montmartre, sendo o segundo frequentado por pessoas bem populares, como
costureiras e operários. Mas, apesar de luxuoso, o Moulin Rouge possuía uma
clientela bem diversificada: empregados de grandes lojas, burgueses, artistas,
intelectuais e aristocratas. O cancã, tipo de dança, cujo ritmo era bastante
animado, no qual as dançarinas lançavam as pernas ao alto, enquanto levantavam
suas saias rendadas, mostrando as pernas, era parte rotineira da noite,
atraindo turistas de várias partes do mundo.
Esta composição de
Toulouse-Lautrec, cujo título é enorme: No
Moulin Rouge: Dança – Valentin, o Desossado, Ensaia as Novas Candidatas,
representa um ensaio no local.
Valetin, o Desossado, apelido dado
em razão de sua magreza, muito famoso à época, ensaia com a voluptuosa Goulue,
a Gulosa. Elegantemente vestido, com sua cartola na cabeça, ele dança com uma
das mais prestigiadas dançarinas do pincel de Toulouse-Lautrec. Ela pode ser
reconhecida através de seu coque e pelo seu jeito provocativo de dançar.
O salão é grande e luxuoso,
enfeitado com muitas tapeçarias coloridas. Lampiões descem do alto do teto,
iluminando os presentes. O chão, impecavelmente encerado, mostra a sombra dos
dançarinos.
O pintor coloca à direita, em
segundo plano, em meio a amigos, a figura de seu pai. Em primeiro plano, duas
elegantes mulheres acompanham a dança, enquanto um homem atravessa o salão, já
quase com o rosto coberto.
O Moulin Rouge, um salão dançante em Montmartre,
Paris, existe até hoje. No final do século 19 era um local frequentado por
cavalheiros da classe média que, acompanhado por mulheres de caráter duvidoso,
distraiam-se com espetáculos e bailes animados.
Toulouse-Lautrec,
atualmente um dos mais conhecidos artistas franceses do século 19, com
frequência passava as noites inteiras no Moulin Rouge, bebendo e desenhando
estrelas do music-hall e membros da realeza que vagueavam por
aquele mundo obscuro e um tanto decadente.
O estilo rápido de
pinceladas visíveis de suas obras mostram que Toulouse- Lautrec as pintava
sentado no salão. Aristocrata de nascimento e seriamente aleijado desde a
infância. Toulouse-Lautrec, sempre se sentiu afastado da sociedade por sua
deformidade. Preferia a companhia dos marginalizados e cercava-se de atrizes,
comediantes, dançarinas e prostitutas, que se tornaram temas das suas pinturas.
Esta é uma das primeiras
pinturas de outra grande musa de Lautrec: La Goulue. O dono do Moulin Rouge a
comprou imediatamente na verdade antes mesmo da tela estar seca, e pendurou-a
no bar. No quadro, as grandes atrações da casa. La Goulue e Valentine, Le
Désossé (“dessossado”, devido à sua grande flexibilidade e desenvoltura como
dançarino) dançam em meio aos clientes.
Uma inscrição lápis recentemente descoberta,
feita pela mão do artista, na parte de trás desta pintura famosa lê-se: “A
instrução aos novos por Valentine, o desossado.” Toulouse-Lautrec não estava
representando uma noite comum no Moulin Rouge, mas sim de momento específico de
um homem agora conhecido apenas por seu apelido parece ser o ensino da dança
“can-can”. Muitos dos habitantes das cenas são membros conhecidos da local
de prostitutas, artistas e pessoas vistas apenas à noite, incluindo o poeta
irlandês de barba branca William Butler Yeats, que se inclina no balcão do bar.
Lautrec também pouco se importava em
representar as nuances da luz que tanto encantavam os impressionistas.
Certamente foi tentado por eles, mas não seguiu fielmente essa corrente.
Preferia a luz artificial, fria e imóvel dos ambientes fechados, mas reveladora
do rosto verdadeiro. E o traço de seu lápis ágil anota um perfil, o movimento
rápido de uma bailarina, uma sobrancelha que interroga, o gesto da mão que
desperta do abandono voluntário, a expressão de uma rosto onde flagra o
instante da alegria ou do desgosto, da saciedade ou da angústia.
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