Pedágio no Antigo Viaduto do Chá, 1895, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
A primeira
grande obra pública construída em São Paulo foi o viaduto do Chá. Embora
pública, sua construção ficou a cargo de particulares que para isso
constituíram a Cia. Paulista do Chá que logo enfrentou problemas financeiros e
foi substituída pela Cia. Ferro Carril de São Paulo que concluiu a obra e ficou
com a concessão para a exploração.
Concebido em
1877 pelo francês Jules Martin, um ativo empreendedor da cidade, o projeto
caminhou lentamente pela burocracia municipal. As obras só se iniciaram 10 anos
depois e para que isso acontecesse foi necessário desapropriar o casarão dos
barões de Tatuí, que se recusaram até o último minuto a deixar a residência e
só o fizeram quando a prefeitura, com uma autorização judicial, iniciou a
demolição da casa, ainda com os proprietários dentro.
Os pilares de
ferro, encomendados na Alemanha, chegaram em 1890. Para economia de peso, as
calçadas eram compostas por grandes traves de madeira, que permitiam aos
passantes ver por entre as frestas o vale do Anhangabaú, muitos metros abaixo.
O viaduto foi
inaugurado em 6 de novembro de 1892 com grandes festas e fogos “de vista”, como
se dizia naquele tempo. Nesse primeiro dia o passeio foi grátis, mas depois
seria preciso pagar três vinténs pela travessia, cobrados numa cabine de
pedágio.
Foram
convidadas as mais altas autoridades da cidade e o povo para que testemunhassem
a festa. Mas já o convite publicado no dia anterior no Estado de S.Paulo
alertava: “Não sendo possível fornecer
bondes que deem para todos os convidados, destinando-se os que estiverem
postados na rua da Boa Vista apenas ao excelentíssimo Sr. Presidente do Estado,
à diretoria da Cia Ferro Carril, à imprensa e aos principais funcionários e
como não é longo o trajeto que se tem a fazer, a comissão roga aos demais
convidados que lhe dispensem a fineza de o fazerem a pé.”
Na pequena São
Paulo do final do século 19, ainda de hábitos simples, tudo o que se oferecia
aos convidados VIP era apenas um lugar no bonde...
Protesto pela
cobrança do pedágio para atravessar o Viaduto do Chá:
Cobranças
impostas para a circulação na cidade, como os pedágios são práticas
antigas do poder público. E as reações a elas tampouco são novidades. Já
em 1896 se protestava em São Paulo contra o pagamento de pedágio à
companhia construtora Ferro Carril, que explorava a passagem sobre o
Anhangabaú, inaugurada em 1892. Documento com 1.500 assinaturas foi
encaminhado, em maio de 1896, à Câmara exigindo o fim do pedágio no
Viaduto do Chá.
Para ajudar no
entendimento reproduzo texto a partir do original:
“Representação
Os abaixo
assinados moradores nesta capital servidos pelo Viaducto do Chá vêm, por meio
desta representação, solicitar da Ilustrissima Câmara Municipal, o livre
franqueamento ao publico d’aquella unica passagem nivellada que dá ingresso
para o centro commercial da cidade, por ser o pedagio ali exigido um (…) vexame
para toda população e ao progresso paulista.
S.Paulo 29 de
maio de 1896”
(seguem as
assinaturas)

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