Hospital Português, Salvador, Bahia, Brasil
Salvador - BA
N. 23
Fotografia - Cartão Postal
A origem do Hospital Português está atrelada à fusão das Sociedades Dezesseis de Setembro e Portuguesa de Beneficência – ambas fundadas na metade do século XIX, mais precisamente no ano de 1857, com o intuito de assistir aos imigrantes lusitanos radicados em terras brasileiras. Para dar seguimento a essa proposta humanitária, nasceu a Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro, em 14 de agosto de 1859, titulada “Real” pela monarquia portuguesa.
Desenvolvida por seus integrantes, a Real Sociedade inaugurou o primeiro prédio do HP, em 16 de setembro de 1866, no Alto do Bonfim. Após 61 anos de atividades prestadas aos portugueses, seus cônjuges e descendentes, o Hospital passou a admitir associados de outras nacionalidades. A ampliação da assistência para toda a população, incluindo a parcela mais carente, rendeu-lhe o reconhecimento de Utilidade Pública por decretos Estadual e Federal, fato que motivou a transferência para a Barra Avenida, região mais central e em desenvolvimento.
Hoje, com mais de 160 anos de atuação, com histórico de pioneirismo em diferentes especialidades médicas e infraestrutura de ponta preparada para realizar procedimentos de alta complexidade, o Hospital Português tem prestado contribuições significativas na área da saúde para a comunidade baiana de Salvador e do interior do Estado ao longo da sua trajetória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário