sábado, 16 de maio de 2020

Quando Surgiu o Bolo do Bexiga? - Artigo





Quando Surgiu o Bolo do Bexiga? - Artigo
Artigo



O aniversário de São Paulo sempre rende inúmeras comemorações e festividades por toda a cidade, mas um evento que começou há quase 30 anos e era sempre esperado com bastante euforia: o bolo do Bexiga. E quando foi que essa divertida e gostosa tradição paulistana surgiu?
Idealizado em 1985 por uma das mais simbólicas personalidades da Bela Vista, Armando Puglisi, mais conhecido como Armandinho do Bexiga, a tradição começou no ano seguinte, em 1986, quando São Paulo celebrou seu aniversário de 432 anos. Inicialmente feito e custeado apenas pelos moradores do bairro, a ideia é que o bolo tivesse o tamanho do aniversário da cidade, ou seja, aumentando de tamanho todos os anos.
Para fazer o bolo não é nada fácil. Utiliza-se aproximadamente 1000 Kg de farinha de trigo, 3 mil ovos, 1000 litros de leite além de números igualmente gigantes de outros ingredientes como açúcar, fermento e manteiga.
Armandinho do Bexiga esteve à frente da realização desta tradição paulistana até 1994, quando faleceu. Desde então, seu amigo Walter Taverna, do Centro de Memória do Bexiga, esteve à frente do evento.
Desde o primeiro ano que foi realizado a festa criada em torno do bolo mais famoso de São Paulo, tornou-se um evento concorrido e disputado, entrando inclusive para o Guinness Book, o livro dos recordes, como maior bolo de aniversário do mundo.
Com o tempo a tradição do bolo do Bexiga foi sendo um pouco mal interpretada pelos participantes que passaram a correr feito loucos e famintos em direção ao doce, fazendo muita bagunça. Pessoas chegavam a trazer até baldes para pegar grandes porções o que gerava confusões e desentendimentos.
Receita do Bolo do Bexiga:
Se trata de um pão de ló tradicional de confeitaria.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada;
1 ½ xícaras (chá) de açúcar refinado peneirado; 
8 ovos.
Modo de fazer:
Bata os ovos na batedeira por cerca de 5 minutos ou até que tenham dobrado de tamanho e ganhado uma cor mais clara. Em seguida, misture o açúcar em velocidade média, adicionando colher por colher. Terminada essa parte, é hora de incorporar a farinha na mistura, com auxílio de um fouet e de maneira bem delicada para não perder o ar da massa.
Depois, é só untar a forma e colocá-la no forno pré-aquecido à temperatura de 180 °C por cerca de 40 minutos. Após esses procedimentos, desenformar e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário