quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Estação Ildefonso Pinto, Década de 30, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil


 

Estação Ildefonso Pinto, Década de 30, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia - Cartão Postal


Por muitos anos, a Estação do Riacho foi o ponto de partida da linha férrea em direção à zona sul de Porto Alegre. Ficava na beira do Arroio Dilúvio e, com o tempo, foi considerada distante e sem conexão com outros bairros. Na administração do Intendente Otávio Rocha é, então, inaugurada a Estação Ildefonso Pinto, no centro da cidade, para ser o novo ponto de partida da linha. No ano anterior, a estrada de ferro havia sido prolongada na direção sul, com o ponto final na Vila Nova. Segundo Spalding, quando Otávio Rocha foi escolhido o candidato do PRR, Vicente Monteggia o procurou e prometeu-lhe todos os votos da Vila Nova, se fosse feito um ramal do trem até o bairro. Eleito, o Intendente tratou de cumprir a promessa. A estação, localizada na esquina da Avenida Mauá (antiga Avenida do Porto) com a Borges de Medeiros, foi construída e inaugurada em 1927. Foi denominada Ildefonso Pinto em homenagem ao ex-secretário de obras de Porto Alegre. A obra faz parte de um conjunto de construções com características ecléticas, mas sem predomínio de um estilo específico. “Sua arquitetura dá uma ideia da importância que a Intendência lhe dava, nem de longe lembrando os modestos prédios das estações do Riacho e da Tristeza [...]”. Ela também foi interligada à linha da VFRGS de forma que alguns trens para o interior partiam desta estação e dali seguiam para a Estação Central de Porto Alegre (o “Castelinho”, na Rua da Conceição). Pouco depois, nos anos 1930, a Estrada de Ferro do Riacho foi desativada, mas a estação Ildefonso Pinto seguiu funcionando para a VFRGS. Na década de 1940, os passageiros embarcavam nessa estação e se dirigiam para São Leopoldo, Novo Hamburgo, Taquara e Canela. Em 1972, foi demolida.

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