Por Que a Data do Feriado de Carnaval Muda Todo Ano? - Artigo
Artigo
O Carnaval é a festa mais popular do Brasil. Porém, não tem uma data fixa como outros feriados do país. Às vezes acontece em fevereiro, às vezes em março. Você já se perguntou por que a data do feriado de Carnaval sempre muda?
O que pouca gente sabe é que a data da folia, de origem pagã, é determinada com base no calendário da Igreja Católica. Os elementos variáveis são as datas estabelecidas para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar.
Portanto, para definir a data do Carnaval é preciso saber em que dia será a Páscoa, data cristã que marca a ressurreição de Jesus Cristo, - que também não tem uma data fixa.
Quando cai o Carnaval?
O Carnaval foi incorporado no calendário católico para designar a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, na qual se inicia a abstenção de carne. Dessa forma, a festa marca o período de liberdade anterior à Quaresma - período de 40 dias até a Sexta-Feira Santa, dois dias antes da Páscoa.
O cálculo da data do Carnaval é o seguinte: sete dias antes da Páscoa é celebrado o Domingo de Ramos - comemoração que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa que terminará com a ressurreição de Cristo na Páscoa.
Exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos é a terça-feira de Carnaval. Com isso, a folia é celebrada 47 dias antes da Páscoa, ou seja, sete domingos antes da Páscoa.
Quando cai a Páscoa?
Antes da explicação de como é definida a data da Páscoa, é preciso entender o que é equinócio.
O equinócio é um fenômeno que ocorre quando nenhum dos hemisférios, norte e sul, da Terra estão inclinados em relação ao Sol. Dessa forma, os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, emitindo a mesma quantidade de luz nos dois hemisférios, fazendo, assim, com que o dia e a noite tenham a mesma duração (12 horas cada).
Há dois equinócios por ano: o Equinócio de Primavera (em março) e o Equinócio de Outono (em setembro).
A Igreja Católica determinou que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, no hemisfério norte - e, consequentemente, do equinócio de outono, no hemisfério sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário