terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Fornos de Gramado, Praças das Etnias, Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil

 





























Fornos de Gramado, Praças das Etnias, Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil
Gramado - RS
Fotografia


O cheirinho é inconfundível. Quando um pão ou uma cuca estão sendo assados, não tem quem resista a tentação de experimentar as delicias feitas pelas nonas ou pelas omas. A Praça das Etnias, em Gramado, é o local onde se pode encontrar delícias como essas – pães sovados, de milho ou de aipim, bem como cucas simples, com chocolate, ricota ou com frutas, além de um delicioso pãozinho com linguiça, todos são um grande sucesso na comunidade gramadense e seus mais de 6 milhões de visitantes anuais.
Em forma de rodízio, famílias do interior de Gramado vem para o Centro do município trazer suas iguarias típicas, sejam descendentes de alemães, italianos ou portugueses. Eis uma maneira de complementar a renda da família, que mora na colônia, e ainda espalhar seus costumes por toda a cidade.
A origem deste espaço foi a Festa da Colônia de 1999. A demanda pelos panificados durante o evento fez com que agricultores, Emater e Prefeitura percebessem o potencial da atividade e, a partir de 2003, os fornos tornaram-se fixos. Desde então, o setor de fornos passou a ser mais uma atração turística do município que tem contribuído para integrar o meio rural ao urbano, divulgar a cultura local, promover a inclusão social, principalmente das mulheres, elevar a autoestima e garantir a sustentabilidade das famílias e de suas tradições, com a diversificação de atividades e a ampliação da renda.
Nota do blog: Como um apreciador de pães, para mim, a melhor atração de Gramado, imperdível. 
O que pode ser melhor que comer pão caseiro, puro ou recheado, assado no forno a lenha por colonos que aprenderam essa técnica com seus antepassados? Eu comprei pães deles em todos os dias que estive na cidade, não tive como fazer diferente. O sabor, o cheiro e a atmosfera do local são maravilhosos. Recomendo os pães assados individuais de linguiça, queijo e misto (mas existem vários outros produtos no local, doces e salgados). Não deixe de conhecer esse pessoal (e aprecie o forno, uma coisa linda!), você não vai conseguir sair de lá sem comer algo. Dito isso, como sugestão, compre uma garrafa de vinho e fique comendo/bebendo por lá mesmo. Eu fiz isso, não queria correr o risco de ficar longe dos pães...rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário