sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Os Primórdios do Sistema de Transporte da Nova Capital / Brasília, Distrito Federal, Brasil - Artigo

 







Os Primórdios do Sistema de Transporte da Nova Capital / Brasília, Distrito Federal, Brasil - Artigo
Brasília - DF
Artigo


A mudança da capital para o interior do Brasil era assunto recorrente nos círculos de poder desde os tempos do império. O argumento dos defensores da ideia era que as antigas capitais, Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), por se localizarem na costa, desestimulavam a interiorização do país, além de deixarem os centros administrativos vulneráveis a ataques pelo mar.
Foi José Bonifácio (1763-1838) um dos primeiros a sugerir a transferência da capital para o planalto central. Embora sempre revisitada como ideia, a mudança só ficou determinada, sem prazo para execução, na primeira constituição do Brasil republicano. A construção da nova capital seria iniciada apenas em 1957, no governo de Juscelino Kubitschek, 66 anos depois da constituição de 1891.
A cidade foi construída em tempo recorde, sendo inaugurada em 1960, porém boa parte da estrutura governamental só começou a migrar de fato nos governos militares, a partir da década de 70. Quem chegava em Brasília com a esperança de uma vida nova se deparava com uma infraestrutura deficiente. No início, o governo tinha dificuldades para alocar os novos moradores que chegavam de todos os cantos do país, ao ponto em que foi necessário ir além do planejamento original de Lúcio Costa e instituir diversas regiões administrativas, conhecidas como cidades-satélites, para organizar o crescimento vertiginoso.
Nas imagens, podemos ver o cotidiano dos brasilienses nos primórdios da capital, o serviço de transporte público ainda precário somava-se a má qualidade das estradas, especialmente nas cidades-satélites mais distantes do Plano Piloto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário