Praça Ouvidor Pardinho, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia - Cartão Postal
A Praça Ouvidor Pardinho homenageia um dos responsáveis por revolucionar o destino urbanístico e ambiental de Curitiba. Formado em direito pela Universidade de Coimbra, Pardinho veio ao Brasil em 1717, com o título de Ouvidor. Por aqui, fez importantes trabalhos em quatro vilas do Brasil meridional: Paranaguá, São Francisco, Curitiba e Laguna, com ações que foram chamadas de provimentos.
Em Curitiba, Pardinho construiu conceitos visando práticas sustentáveis na então recente vila. Entre os legados deixados, destacam-se o atual traçado das ruas da cidade, além da conscientização em relação ao corte de árvores.
A história do local também remonta ao processo de criação da atual Universidade Federal do Paraná. Ainda no início do regime republicano – instaurado no Brasil em 1889, um dos mais renomados historiadores e jornalistas da época, Francisco José da Rocha Pombo conseguiu concessão do governo do Estado – através do apoio do então presidente Francisco Xavier da Silvia -, para que fosse possível dar início a concepção de uma universidade na capital paranaense. Mesmo com a falha na organização, o historiador e jornalista, em 1892, chegou a lançar a pedra fundamental no então terreno no Campo da Cruz, atualmente conhecida como Praça Ouvidor Pardinho.
A Praça Ouvidor Pardinho fica entre as Avenidas Getúlio Vargas e Iguaçu e as Ruas Nunes Machado e 24 de Maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário