Praça Pinto Ferreira / Atual Praça Osvaldo Cruz, Circa 1917-1932, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia
No século passado, não passava de um largo às margens do Guaíba que servia de depósito de madeira e de lixo, ponto de lavadeiras e barqueiros. Em 1880, foram gastas 620 carroçadas de terra “na praça em frente à desembocadura da Rua Pinto Bandeira”, para cobrir o lixo ali depositado. Em 1889, foi ordenada a limpeza rigorosa da área “no ponto fronteiro à Rua Pinto Bandeira”, na margem do rio.
Em 1898, surgiam sinais de melhoria na área com a inauguração do “chalet de recreio público, construído à Praça Pinto Bandeira pelo Senhor Pedro Bergmann”, coincidindo com a urbanização da Rua Triunfo (hoje, Comendador Manoel Pereira). Nessa época, a prolongada questão entre o município e os herdeiros do Coronel Vicente Ferrer da Silva Freire, pelo domínio dos terrenos de beira-rio entre a Rua Pinto Bandeira e a Rua Conceição tem seu desfecho.
Em 1927 a praça recebeu o nome de Osvaldo Cruz e o ajardinamento é executado - apenas um canteiro com formato elíptico e um busto em homenagem a Osvaldo Cruz, doado pelos doutores Manoel José Pereira Filho e Oscar Bernardo Pereira, em nome do Instituto Pereira Filho de pesquisas clínicas.
Nota do blog: É delimitada pelas ruas Voluntários da Pátria, Pinto Bandeira, Chaves Barcelos e Comendador Manoel Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário