quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Torre Monumental / Torre dos Ingleses, Buenos Aires, Argentina


 

Torre Monumental / Torre dos Ingleses, Buenos Aires, Argentina
Buenos Aires - Argentina
Fotografia



A Torre Monumental (antiga Torre dos Ingleses) é um monumento situado no bairro do Retiro, em Buenos Aires. Situada na Praça da Força Aérea Argentina (antiga Plaza Britânia) junto a Rua San Martín e a Avenida del Libertador. Foi construída por residentes britânicos na cidade para comemorar o centenário da Revolução de Maio.
Após a Guerra das Malvinas em 1982, a Torre dos Ingleses foi rebatizada com seu nome original: Torre Monumental, ainda que algumas cidadãos seguem referindo-se a ela com o nome dos ingleses.
O Congresso Nacional aceitou através do ditado da Lei N° 6368 do 18 de setembro de 1909 o oferecimento dos residentes britânicos de levantar una coluna monumental, com motivo do centenário da Revolução de Maio.
Em 1910 foram expostos os projetos no Salão do Bon Marché, atual Galerias Pacífico. O ganhador por sistema de concursos foi Ambrose Poynter, neto do fundador do Royal Institute of British Architects.
A torre foi considerada em um principio como um monumento comemorativo do Centenário de Maio em forma de coluna, ainda finalmente adquiriu a forma de torre.
A construção esteve a cargo da empresa Hopkins e Gardom. Quase todo o material para a edificação (cimento, pedras Portland e ladrilhos do tipo Leicester) foi trazido da Inglaterra. O mesmo ocorreu com o pessoal técnico encarregado da construção.
Devido a morte de Eduardo VII em 6 de maio de 1910, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda não enviou sua delegação para as festas do Centenário, pelo que a colocação da pedra fundamental recente se realizou em 26 de novembro.
A inauguração se realizou em 24 de maio de 1916. A demora se devia, por um lado, a Primeira Guerra Mundial, e por outro, a que a companhia de gás que estava instalada na praça recém desocupou o lugar em 1912. Na cerimônia estiveram presentes o presidente Victorino de la Plaza e o ministro plenipotenciário inglês Reginal Tower.

Nenhum comentário:

Postar um comentário