São Paulo - SP
Fotografia
Apesar de ser relativamente curto e quase não ser notado por quem passa sobre ele diariamente, este pequeno e belo viaduto foi inaugurado poucos dias antes da Revolução de 1932 e é o grande marco da gestão do Prefeito Goffredo Telles, que só governou a cidade naquele fatídico ano.
A importância desta obra viária não pode ser medida pelo seu tamanho, mas sim pela enorme praticidade que sua construção trouxe para a locomoção de pessoas, bondes e automóveis no centro de São Paulo a partir daquele ano.
Ao ser construído ele resolveu o grande problema que era ir da região das ruas Florêncio de Abreu e Santa Ifigênia até o então Palácio do Governo que ficava na Praça João Pessoa (atualmente Pátio do Colégio), pois a Ladeira General Carneiro, dificultava a ligação. Para isso, ele foi construído deixando a conhecida ladeira intacta por baixo do viaduto.
A obra começou a ser planejada em 1914 e só ira começar a ser construída em 1928. Como a construção viria a receber um intenso tráfego de bondes e veículos, era bastante importante que o viaduto fosse uma construção bastante robusta. Para evitar problemas futuros, inúmeros testes de resistência da estrutura foram realizados, todos eles com bastante sucesso, permitindo assim a inauguração do viaduto no dia 24 de junho de 1932, sendo anunciando com bastante galhardia pelos principais jornais paulistanos à época.
A obra trouxe profundas transformações viárias na região central da cidade. O novo viaduto iria desafogar completamente o já saturado trânsito da rua 15 de novembro, que até então era o elo de ligação entre a Praça da Sé até o Vale do Anhangabaú. Além disso, o novo caminho do centro iria impulsionar uma série de novos edifícios na região, como o atual vizinho ao viaduto pertencente à Associação Comercial de São Paulo.
E o viaduto não bastava sem funcional, precisava ser uma bela obra arquitetônica pois estava localizado ao lado do então Palácio do Governo. E mesmo sendo uma obra de apenas poucos metros os engenheiros Gaucherry e Oswaldo Bratke projetaram uma bela construção em art déco, cujos traços podem ser observados com mais detalhe na parte inferior do viaduto e nos detalhes de suas grades de ferro.
Nome: Viaduto Boa Vista (à época Viaduto da Boa Vista).
Projeto: 1914 por Oswaldo Bratke e B. Gaucherry.
Início das obras: Novembro de 1928.
Inauguração: 24/06/1932 – 14:00hs.
Cálculos e engenharia: Miguel Angelo de Souza Aguiar, auxiliado por José Haar e Oswaldo Arthur Bratke (Companhia Mechanica).
Execução: Siciliano & Silva.
Prefeito: Goffredo Telles.
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