Retrato do Doge Leonardo Loredan (Ritratto del Doge Leonardo Loredan) - Giovanni Bellini
National Gallery Londres
Óleo sobre madeira - 61x46 - Após 1501
O Retrato do doge Leonardo
Loredan (em italiano: Ritratto del doge Leonardo Loredan ) é uma pintura a óleo sobre madeira pintada em 1501 pelo pintor
italiano Giovanni Bellini e
que se encontra na National Gallery de Londres.
A obra está assinada "IOANNES
BELLINVS" na cartela inserida sob o parapeito, sendo geralmente
considerada como o auge da retratística de Bellini.
A pintura é datada de 1501, ou de pouco depois,
quando o doge de Veneza Leonardo Loredan tomou posse. A idade de
cerca de sessenta e cinco anos coincide com a data. Foi o primeiro retrato
oficial de um doge feito a três quartos, marcando uma atualização importante
numa tradição veneziana enraizada.
O artista soube usar habilmente o meio
relativamente novo do aglutinante oleoso, por exemplo, ao tornar a textura dos
tecidos deliberadamente áspera na cor.
A obra foi adquirida pelo Museu em 1844.
O doge Loredan é retratado em traje de cerimônia
usando o capacete chamado "corno" ("chifre"), típico dos
doges, sobre o camauro com laços,
contra um fundo azul, e tendo em frente o habitual parapeito de mármore, em
primeiro plano, onde o artista colocou a sua assinatura como que num papel
desdobrado.
O doge usa uma capa fechada de brocado branco e
dourado, com o motivo da romã (típico de quem governa, porque simbolizava a
união dos indivíduos), com gola alta e grandes botões dourados chamados sinos
(que de fato soavam como pequenos sinos): apenas ao doge e aos seus familiares
era permitido usar ouro, de acordo com as leis suntuárias em
vigor.
As regras de Antonello da Messina são
aqui bem aplicadas no realismo sutil, que se manifesta na cuidadosa
identificação fisionômica concretizada em detalhes minuciosos como as rugas da
testa. O personagem está a três quartos, de acordo com a maneira flamenga
introduzida em Veneza por Antonello, e não de perfil, como impunha a tradição
iconográfica dos retratos dos doges (imagem ao lado), usada ainda por exemplo
por Gentile Bellini.
A dignidade do personagem e do seu cargo é dado
pela fixidez e desapego solene, dados pela falta de contato visual com o
espectador; a mesma forma de busto lembra os retratos dos antigos imperadores e
dá ao sujeito uma aura de poder e prestígio. Em nome da decoração oficial e
hierárquica, é proibido a definição psicológica, assim como uma
individualização excessiva, distanciando-se da regra hiper-realista de
Antonello.
Mas numa apreciação mais minuciosa, Bellini
caracterizou o rosto do Doge, diferenciando ligeiramente as duas metades: à
direita, as rugas iluminadas por trás sublinham a idade e, em certo sentido, a
modéstia de um homem desgastado pelo tempo como qualquer ser humano, e que, com
a idade de 65 anos, compreende que o seu poder é limitado pelo tempo de vida; à
esquerda, os traços são mais suaves e mais benevolentes, sugerindo o
temperamento do homem de fé.
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