História do Copo Americano, Nadir Figueiredo, Brasil
Artigo
Produzido com exclusividade pela
NADIR FIGUEIREDO desde 1947, o COPO AMERICANO é o mais
vendido no Brasil (com mais de 100 milhões de unidades por ano) e conquistou a
preferência de padarias, bares e restaurantes de todo o país, devido ao
excelente custo x benefício. O tradicional copo teve origem quando o empresário
Nadir Dias de Figueiredo teve a ideia de produzir no Brasil copos de vidro,
ainda nos anos 1940. Ele se inspirou para desenhar o modelo em copos que
naquela época eram somente produzidos nos Estados Unidos, e por isso o chamou
de COPO AMERICANO. Contudo o modelo foi completamente projetado e adaptado para
os hábitos e necessidades brasileiros: 9 cm de altura, 6.5 cm de diâmetro e
capacidade para 190 ml. Nos anos 90 este ícone foi eleito o melhor copo para se
tomar cerveja do Brasil. O copo se tornou parte integrante do dia a dia dos
brasileiros que passou a ser utilizado como padrão de medida para receitas,
bolos, soro caseiro e até medida de sabão em pó.
A evolução da produção do COPO
AMERICANO no decorrer dos tempos reflete o desenvolvimento da empresa ao longo
desses 100 anos de vida. Em 1947, a empresa produzia 2 copos por minuto; em
1965 esse número saltou para 60 copos por minuto, e assim, sucessivamente, até
atingir a atual marca de 480 copos por minuto. Vendido a aproximadamente R$ 1
real em supermercados, atacadistas e distribuidores, o copo já se tornou item
indispensável para servir um bom “pingado”, uma dose de cachaça ou uma cerveja
bem gelada. No mercado de atacadistas é conhecido simplesmente por “copo” ou
“2010”, que é o seu código de referência interna na NADIR FIGUEIREDO.
O desenho do copo já lhe rendeu
inúmeros prêmios de design e reconhecimento internacional: é considerado um dos
ícones do design brasileiro pelo MoMA, de Nova York, onde fez parte de uma
mostra em 2009, chegando a ser vendido por US$ 3. Hoje em dia, o copo de
formato simpático que caiu nas graças do povo, independente da classe social, é
oferecido nas mais variadas cores e tamanhos: dose (45 ml,
ideal para cachaças), multiuso (190 ml, ideal para
cerveja e café), long drink 300 ml (ideal para caipirinhas
e batidas), long drink 450 ml (ideal para sucos e
refrigerantes) e rocks (300 ml, ideal para
destilados). Recentemente a empresa comemorou a produção de 6 bilhões de copos
do modelo denominado COPO AMERICANO. Para comemorar essa marca, a empresa
chegou a lançar uma edição limitada do tradicional copo e uma série especial
com selo comemorativo.
Provavelmente o nome NADIR
FIGUEIREDO possa não soar tão familiar. Mas essa centenária empresa, que
literalmente redigiu parte da história do país, se transformou na principal
fabricante de utensílios de vidro compondo assim a mesa de várias gerações de consumidores
brasileiros. E tem mais, seu principal produto é um verdadeiro ícone e presença
constante em padarias, bares e botecos espalhados pelo Brasil. Afinal, quem
nunca tomou um café quentinho ou bebeu uma cerveja bem gelada em um autêntico
Copo Americano.
Tudo começou exatamente no dia 30
de agosto de 1912 quando o jovem Nadir Dias de Figueiredo fundou uma modesta
oficina de conserto e venda de máquinas de escrever e equipamentos elétricos no
Largo da Liberdade, em São Paulo. No ano seguinte, já com seu irmão, Morvan,
como sócio, a empresa então com seis operários passou a produzir artigos de
iluminação e aparelhos elétricos. Na época, a energia elétrica começava a
substituir a iluminação a gás e, em 1919, a empresa diversificou suas
atividades, passando a produzir postes para iluminação pública e artigos de
iluminação para a rede ferroviária. Em 1932, com a Revolução
Constitucionalista, a NADIR FIGUEIREDO suspendeu suas atividades normais e
passou a produzir munições para as Forças Armadas. No fim do conflito, a
empresa ganhou mais um integrante em sua composição societária: Francisco
Gregório Spino. Foi então que a empresa resolveu ingressar para o segmento de
produtos de vidro, com a compra de um fabricante de globos que estava falido.
O período da Segunda Guerra
Mundial trouxe também a escassez de combustíveis e os modernos fornos de
fundição da empresa precisaram ser substituídos por fornos a lenha. Com o fim
do conflito, em 1945, Nadir Dias de Figueiredo trouxe do exterior a mais
avançada tecnologia de produção de vidro, até então inédita no Brasil. A nova
fábrica, com uma linha de produção totalmente automatizada, passou então a
produzir utensílios domésticos de vidro, como xícaras e pratos, entre outros
itens. Em 1947, desenvolveu e começou a fabricar seu produto de maior sucesso,
o Copo Americano, que se tornaria um
verdadeiro ícone das padarias e bares espalhados pelo país.
Na década de 1950, a empresa deu
demonstração de sua inovação ao introduzir o conceito de copo como embalagem,
inicialmente para geleias, que mais tarde faria enorme sucesso com requeijões.
Em 1958 a empresa adquiriu uma nova fábrica, no Rio de Janeiro, passando a
produzir, além de artigos de vidro de uso doméstico, blocos e venezianas do
mesmo material. Na década de 60 a NADIR FIGUEIREDO começou a inovar com artigos
sofisticados de vidro, como taças e jogos de jantares. No início dos anos 70 a
empresa passou a produzir peças em vidro para forno e mesa, resistentes a
choque térmico. Pouco depois, em 1972, ampliou sua linha de produção instalando
duas máquinas automáticas do tipo LS, passando a fabricar garrafas e potes. Já
na década de 80 as exportações da empresa atendiam a 70 países, número que nos
anos 90 chegou a mais de 120, nos cinco continentes.
Em 2002 conquistou o “Prêmio Enaex
– Empresa Destaque do Comércio Exterior”, vindo a participar das mais
importantes feiras internacionais do setor, tais como as de Frankfurt e de
Chicago. Neste período foi lançada a linha de mesa em vidro colorido “Amber”.
Esta década também foi marcada por grandes inovações: linha de refratários Sempre! (que trouxe mais
praticidade a mesa, facilitando a limpeza e com muito mais resistência) e Nadir Cristal (cujo design clean e composição não
prejudicam o meio ambiente). Em 2011, a empresa adquiriu a divisão de
utilidades domésticas (UD) do grupo francês Saint-Gobain Vidros. Com isso,
marcas tradicionais do mercado brasileiro como Marinex, Duralex e Santa Marina,
além de uma linha de cerâmica e porcelana que compõem mais de 100 itens
diferentes, se juntaram ao portfólio da NADIR FIGUEIREDO.
Hoje em dia a NADIR FIGUEIREDO tem
a preocupação constante em aliar qualidade, criatividade, inovação e tecnologia
de ponta em toda sua linha de produtos. E o resultado disso não poderia ser
diferente: tanto no dia a dia quanto nas ocasiões especiais seus produtos estão
presentes nas vidas, e mesas, de milhões de pessoas. Os utensílios de vidro
possuem uma estética cuidadosamente trabalhada pelos designers da empresa.
Outro item também importante, é a qualidade do material utilizado, além de
conservar com muita eficiência os alimentos, ainda proporcionam praticidade e
durabilidade.
A NADIR
FIGUEIREDO, líder em utensílios domésticos em vidro no Brasil, que exporta 10%
de sua produção para aproximadamente 120 países, possui um amplo portfólio
composto por mais de 3.000 itens, entre copos, taças, formas de vidro,
aparelhos de jantar, jarras, vasos, pratos, xícaras, potes, garrafas e
cinzeiros. A empresa também está envolvida na produção de recipientes de vidros
na indústria de bebidas e processamento de alimentos. Anualmente a empresa
produz mais de 162 mil toneladas de vidro.
Nadir Dias de Figueiredo foi um
dos idealizadores da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e
um dos líderes industriais do Brasil dos anos 1950 até a sua morte, em 1983.
A empresa utiliza no fundo de seus
produtos gravações com as iniciais NF Brazil, Nadir NF ou NF.
Fonte : http://mundodasmarcas.blogspot.com/2012/10/nadir-figueiredo.html
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