Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
sábado, 27 de julho de 2019
Turbaína, Ferráspari, Brasil
Turbaína, Ferráspari, Brasil
Refrigerante
A Turbaína (sim, com R), é uma marca criada pela empresa Ferráspari em 1932, em Jundiaí, interior de São Paulo. O sabor inicial da Turbaína era de Tutti-Frutti (um suco de várias frutas), muito semelhante ao guaraná. O nome "Turbaína" foi criado pelo italiano Pedro Pattini, fundador da Ferráspari. Inicialmente a empresa utilizou o nome para a comercialização de balas e drops, com sabor de frutas. Depois, começou a produzir refrigerantes, e deu o mesmo nome ao mix de frutas gaseificadas. Para baratear o custo de distribuição utilizava os vasilhames de cerveja.
Antes da invasão das colas norte americanas (Pepsi e Coca), a versão Tubaínas era o refrigerante regional por excelência, pois o sistema de distribuição não chegava ao interior do Estado de São Paulo. Entre os anos 50 e 70, vários pequenos fabricantes de refrigerantes comercializavam com autorização da Ferráspari, para utilizar a fórmula de produção em refrigerantes populares como: Taubaína (de Taubaté), Itubaína (de Itu), Tubaína (de Leme, e direcionado principalmente ao mercado de São Paulo).
As marcas mais conhecidas de Tubaínas são (eram): Rainha (extinta), Tabu (extinta), Bremer (extinta), Conquista, Funada, Frutty Bom, Simba, Don, Arco-Íris, Cristalina, Estrela, Minada, São José e Baré.
Atualmente, a palavra Tubaína é designada para o refrigerante que é comercializado pelas pequenas empresas, com circulação restrita a uma região, com sabor adocicado, e baixo custo de venda. Ainda é o refrigerante mais vendido no interior de São Paulo.
Além do tradicional Tutti-Frutti, cola, guaraná e soda, as Tubaínas utilizam xaropes de laranja, uva, groselha, pêssego, tangerina, maça, abacaxi e citrus, chegando até mesmo a sabores mais exóticos como manga e abacate.
Na década de 70, o principal distribuidor em São Paulo, era o fabricante Ravanini (produzido em Leme / SP), com a marca Cruzeiro Tubaína. Era facilmente encontrada em todos os bares, mercadinhos, padarias e até em cantina escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário