sábado, 27 de julho de 2019

Turbaína, Ferráspari, Brasil


Turbaína, Ferráspari, Brasil
Refrigerante

A Turbaína (sim, com R), é uma marca criada pela empresa Ferráspari em 1932, em Jundiaí, interior de São Paulo. O sabor inicial da Turbaína era de Tutti-Frutti (um suco de várias frutas), muito semelhante ao guaraná. O nome "Turbaína" foi criado pelo italiano Pedro Pattini, fundador da Ferráspari. Inicialmente a empresa utilizou o nome para a comercialização de balas e drops, com sabor de frutas. Depois, começou a produzir refrigerantes, e deu o mesmo nome ao mix de frutas gaseificadas. Para baratear o custo de distribuição utilizava os vasilhames de cerveja.
Antes da invasão das colas norte americanas (Pepsi e Coca), a versão Tubaínas era o refrigerante regional por excelência, pois o sistema de distribuição não chegava ao interior do Estado de São Paulo. Entre os anos 50 e 70, vários pequenos fabricantes de refrigerantes comercializavam com autorização da Ferráspari, para utilizar a fórmula de produção em refrigerantes populares como: Taubaína (de Taubaté), Itubaína (de Itu), Tubaína (de Leme, e direcionado principalmente ao mercado de São Paulo).
As marcas mais conhecidas de Tubaínas são (eram): Rainha (extinta), Tabu (extinta), Bremer (extinta), Conquista, Funada, Frutty Bom, Simba, Don, Arco-Íris, Cristalina, Estrela, Minada, São José e Baré. 
Atualmente, a palavra Tubaína é designada para o refrigerante que é comercializado pelas pequenas empresas, com circulação restrita a uma região, com sabor adocicado, e baixo custo de venda. Ainda é o refrigerante mais vendido no interior de São Paulo. 
Além do tradicional Tutti-Frutti, cola, guaraná e soda, as Tubaínas utilizam xaropes de laranja, uva, groselha, pêssego, tangerina, maça, abacaxi e citrus, chegando até mesmo a sabores mais exóticos como manga e abacate. 
Na década de 70, o principal distribuidor em São Paulo, era o fabricante Ravanini (produzido em Leme / SP), com a marca Cruzeiro Tubaína. Era facilmente encontrada em todos os bares, mercadinhos, padarias e até em cantina escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário