Niterói - RJ
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Óleo sobre cartão colado sobre tela - 41x62 - Aproximadamente 1816
O-6
Esta pequena tela – na verdade uma
pintura sobre cartão colado sobre tela, técnica muito adotada no período
romântico por unir a maciez do cartão à durabilidade da tela – é uma das poucas
pinturas executadas por Jean Baptiste Debret durante sua
estada de mais de quinze anos no Brasil. Provavelmente pintada poucos meses
depois de o artista chegar ao Rio de Janeiro em março de 1816, a cena faz
menção ao episódio histórico em que o governo português, então sediado na cidade do Rio de Janeiro, decidiu enviar ao
Sul do Brasil uma divisão
do Exército para tratar da Questão Platina. O rei Dom João VI decidira anexar a Banda Oriental – hoje o
Uruguai – ao Reino do Brasil e envolveu o Império em conflitos que se
estenderam até a Guerra da Tríplice Aliança, mais conhecida
como Guerra do Paraguai, que ocorreu entre
1864 e 1870. Dom João enviara as tropas porque sua mulher, Dona Carlota Joaquina, como membro da
casa reinante espanhola dos Bourbon, teria direito aos territórios espanhóis na
América, já que a Espanha estava sob
domínio de Napoleão Bonaparte. As forças
enviadas ao Sul do Brasil eram compostas de 4.831 homens. O grupo ficou
estacionado por algum tempo na Armação (mais tarde chamada de Praia Grande, em
Niterói) e partiu para Santa Catarina em duas etapas, a primeira em janeiro de
1816 e a segunda em junho do mesmo ano. Debret relatou o episódio em seu livro
Viagem pitoresca e histórica ao Brasil: “A decisão tomada de há muito pelo
governo português de apossar-se de Montevidéu, a fim de fazer
desse território a fronteira do Brasil com as possessões
espanholas, teve execução em 1816 (…). Entretanto, após as evoluções militares
realizadas diariamente em presença do Regente, para sua distração, o Marechal
Beresford, generalíssimo das tropas portuguesas, organizou uma última revista,
com uma pequena guerra simulada, nesse lugar pitoresco que apresentava posições
variadas para o ataque e a defesa.” Nesta tela, o artista apresenta a pequena
guerra sendo encenada para distração de Dom João VI, que está no centro da
composição sobre um cavalo branco. À
esquerda do monarca estão três figuras, que provavelmente são o príncipe Dom Pedro (futuro Dom
Pedro I), o infante Dom Miguel e, com um chapéu na mão
direita, o marechal-general Lorde Beresford, comandante das tropas portuguesas,
que parece indicar ao monarca a pequena simulação. À direita de Dom João se vê
a princesa Dona Maria Teresa e ao fundo uma série de figuras da corte. É
interessante notar que Debret, pintor histórico formado pela Académie des
Beaux-Arts de Paris, teve poucas oportunidades de exercitar esse papel durante o
período que residiu no Brasil, na medida em que a corte portuguesa não tinha o
hábito de encomendar pinturas desse tipo. Esta pintura de Debret, provavelmente
um estudo para um trabalho de maiores dimensões que não chegou a ser executado,
constitui uma tentativa de criar uma pintura histórica abaixo do Equador.
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