Artigo
A Puma é uma
fabricante brasileira de automóveis
esportivos e caminhões de pequeno porte, que atuou entre 1967 e o
início dos anos 1990. Utilizava em seus automóveis mecânicas DKW (3 cilindros),
Volkswagen (4 cilindros) e General Motors (4 e 6 cilindros).
O Puma teve origem para as pistas. O
projetista Rino Malzoni desenvolveu um protótipo
em metal, que, em 1964 foi vitorioso em 5 eventos, sua estréia foi em
Interlagos no Grande Prêmio das Américas. O nome Malzoni foi posteriormente
adotado para designar o esportivo. O conceito que estabeleceu e utilizou até
1994: projetar e fabricar carroceria em fibra de vidro, montar esta carroceria sobre plataforma de
veículo de passeio, com motor e suspensão modificados para melhor desempenho e
agregar um acabamento compatível com um carro de proposta esportiva.
Este conceito, além de manter o automóvel em
produção durante trinta anos, viabilizou a criação de um fabricante brasileiro
de automóveis e caminhões. Os Primeiros Puma GT ficaram conhecidos como Puma
DKW. Os automóveis da marca Puma modelos GT a partir de 1968 e GTE até 1976 são
conhecidos como “Puma Tubarão”. O principal "concorrente" do Puma na
época era o Volkswagen SP2. Automóveis
Puma foram exportados de 1970 a 1985 e produzidos na África do Sul sob licença.
Os modelos da marca que utilizam mecânica 4 cilindros ficaram conhecidos como:
Puminhas.
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Em 1964 O
modelo GT
Malzoni deu origem a uma seqüência de modelos que procuravam
seguir as tendências de design e tecnologia mecânica de cada época, e ainda
permitiam que a produção se adaptasse à disponibilidade de fornecedores e
peças.
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Em 1966 surgiu o
Puma GT (DKW), era basicamente o GT Malzoni com retoques estéticos.
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Em 1968, a
plataforma Karmann Ghia 1500 substitui a plataforma DKW, cuja fabricação foi
interrompida após a aquisição da DKW pela Volkswagen.
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Em 1970 o Puma GT
passa a ser denominado Puma GTE.
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Em 1971 é lançado
modelo conversível, denominado Puma GTE Spider.
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Em 1973 é lançada
uma nova carroceria, apesar de muito similar era mais aprimorada nos detalhes.
O conversível passou a se chamar Puma GTS.
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Em 1974 é lançado
o Puma GTB, que utiliza plataforma Chevrolet Opala.
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Em 1976 houve nova
mudança de plataforma dos modelos GTE e GTS, passando a ser utilizada a do
veículo Volkswagen Brasília.
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Em 1980 são
anunciadas três novidades: é lançado o modelo P-018, o modelo GTE passa a ser
denominado GTI e o modelo GTS é rebatizado como GTC.
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Em 1986 em consequência
de dificuldades financeiras, a Puma vende suas marcas e patentes para a Araucária Veículos, que fabricaria um
pequeno número de veículos.
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Em 1988 a produção
dos modelos Puma passa para a Alfa
Metais, que produziu os modelos AM1, AM2, AM3, AM4 e AMV.
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Em 1995 foi
vendido o último automóvel com a marca Puma, um AM4 Spyder.
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Em 1999 foi
vendido o último caminhão com a marca Puma, modelo 7900.
Veículos produzidos:
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Puma GT (DKW) 1967
(VW) 1968-1970
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Puma GT4R 1969-1970
(Série especial)
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Puma P8 1971
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Puma Spyder 1971-1972
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Puma GTE 1970-1980
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Puma GTS 1973-1980
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Puma GTB 1974-1979
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Puma GTB S2 1979-1987
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Puma GTB S3 1984-1984
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Puma GTB S4 1984-1984
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Puma P-018 1981-1987
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Puma GTC 1981-1986
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Puma GTI 1981-1987
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Puma AM1 1988-1990
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Puma AM2 1988-1990
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Puma AM3 1989-1991
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Puma AM4 1989-1995
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Puma AMV 1988-1991
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Puma 7900 (Caminhão)
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Puma GT 52 (2013-
atualmente)
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Puma GT 2.4
LUMIMARI (2017- atualmente)
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