terça-feira, 23 de julho de 2019

História da Puma, Brasil

História da Puma, Brasil
Artigo

Puma é uma fabricante brasileira de automóveis esportivos e caminhões de pequeno porte, que atuou entre 1967 e o início dos anos 1990. Utilizava em seus automóveis mecânicas DKW (3 cilindros), Volkswagen (4 cilindros) e General Motors (4 e 6 cilindros).
O Puma teve origem para as pistas. O projetista Rino Malzoni desenvolveu um protótipo em metal, que, em 1964 foi vitorioso em 5 eventos, sua estréia foi em Interlagos no Grande Prêmio das Américas. O nome Malzoni foi posteriormente adotado para designar o esportivo. O conceito que estabeleceu e utilizou até 1994: projetar e fabricar carroceria em fibra de vidro, montar esta carroceria sobre plataforma de veículo de passeio, com motor e suspensão modificados para melhor desempenho e agregar um acabamento compatível com um carro de proposta esportiva.
Este conceito, além de manter o automóvel em produção durante trinta anos, viabilizou a criação de um fabricante brasileiro de automóveis e caminhões. Os Primeiros Puma GT ficaram conhecidos como Puma DKW. Os automóveis da marca Puma modelos GT a partir de 1968 e GTE até 1976 são conhecidos como “Puma Tubarão”. O principal "concorrente" do Puma na época era o Volkswagen SP2. Automóveis Puma foram exportados de 1970 a 1985 e produzidos na África do Sul sob licença. Os modelos da marca que utilizam mecânica 4 cilindros ficaram conhecidos como: Puminhas.
·         Em 1964 O modelo GT Malzoni deu origem a uma seqüência de modelos que procuravam seguir as tendências de design e tecnologia mecânica de cada época, e ainda permitiam que a produção se adaptasse à disponibilidade de fornecedores e peças.
·         Em 1966 surgiu o Puma GT (DKW), era basicamente o GT Malzoni com retoques estéticos.
·         Em 1968, a plataforma Karmann Ghia 1500 substitui a plataforma DKW, cuja fabricação foi interrompida após a aquisição da DKW pela Volkswagen.
·         Em 1970 o Puma GT passa a ser denominado Puma GTE.
·         Em 1971 é lançado modelo conversível, denominado Puma GTE Spider.
·         Em 1973 é lançada uma nova carroceria, apesar de muito similar era mais aprimorada nos detalhes. O conversível passou a se chamar Puma GTS.
·         Em 1974 é lançado o Puma GTB, que utiliza plataforma Chevrolet Opala.
·         Em 1976 houve nova mudança de plataforma dos modelos GTE e GTS, passando a ser utilizada a do veículo Volkswagen Brasília.
·         Em 1980 são anunciadas três novidades: é lançado o modelo P-018, o modelo GTE passa a ser denominado GTI e o modelo GTS é rebatizado como GTC.
·         Em 1986 em consequência de dificuldades financeiras, a Puma vende suas marcas e patentes para a Araucária Veículos, que fabricaria um pequeno número de veículos.
·         Em 1988 a produção dos modelos Puma passa para a Alfa Metais, que produziu os modelos AM1, AM2, AM3, AM4 e AMV.
·         Em 1995 foi vendido o último automóvel com a marca Puma, um AM4 Spyder.
·         Em 1999 foi vendido o último caminhão com a marca Puma, modelo 7900.

Veículos produzidos:
·         Puma GT (DKW) 1967 (VW) 1968-1970
·         Puma GT4R 1969-1970 (Série especial)
·         Puma P8 1971
·         Puma Spyder 1971-1972
·         Puma GTE 1970-1980
·         Puma GTS 1973-1980
·         Puma GTB 1974-1979
·         Puma GTB S2 1979-1987
·         Puma GTB S3 1984-1984
·         Puma GTB S4 1984-1984
·         Puma P-018 1981-1987
·         Puma GTC 1981-1986
·         Puma GTI 1981-1987
·         Puma AM1 1988-1990
·         Puma AM2 1988-1990
·         Puma AM3 1989-1991
·         Puma AM4 1989-1995
·         Puma AMV 1988-1991
·         Puma 7900 (Caminhão)
·         Puma GT 52 (2013- atualmente)
·         Puma GT 2.4 LUMIMARI (2017- atualmente)

A Puma voltou à ativa em 2013 com a parceria de dois entusiastas empresários: Fernando Mesquita e Reginaldo Galafazzi, que criaram a Sociedade de Automóveis Mesgaferre. Em novembro de 2014, quando a marca Puma completou 50 anos, a Puma Automóveis (novo nome oficial da empresa) anunciou a criação de um modelo protótipo da marca para corridas. O automóvel tem como inspiração o antigo modelo GT, Lotus Elise e modelos boxers da Porsche. 

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