Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022
Antiga Placa do Hotel Brasil, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Antiga Placa do Hotel Brasil, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
O pedido para aprovação do projeto de construção de um grande hotel, de propriedade de Vicente Viccari, foi encaminhado à Prefeitura Municipal em abril de 1921. Neste mesmo ano, o projeto de autoria do engenheiro Antônio Soares Romêo foi aprovado pelo Prefeito Municipal João Rodrigues Guião (Proc. Adm. Nº 42/1921 - Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto).
Com o falecimento de Vicente Viccari o prédio do hotel foi legado em herança para sua filha, casada com Pedro Moschini; havendo uma cláusula que não permitia a venda do mesmo, o Sr. Pedro Moschini permutou o prédio com o Sr. Pedro Biagi, em troca de 03 imóveis da Vila Amélia e 01 chácara. No final da década de 1980 o prédio do hotel foi vendido para o empresário Maurício Marcondes de Oliveira.
Construído na esquina da rua General Osório (atual nº 20), com a Av. Jerônimo Gonçalves (atual nº 463), o Hotel Brasil foi arrendado ainda nos anos 1930 por José Antonio Chinez, imigrante chinês. Posteriormente foi arrendado por Pedro Sinivaldi, imigrante italiano e, Antônio Sacramento, imigrante português que locou o hotel até o ano de 1945. Em seguida os irmãos da família Belíssimo: José, Felipe e Antônio permaneceram a frente dos negócios até falecerem. Mais tarde, os filhos de Antônio Belíssimo, Paulo, José e Luiz ficaram como sucessores do arrendamento até o ano de 1982. O último locatário do Hotel Brasil foi o Sr. Sebastião Gualberto Machado e seus filhos Marco e João Gualberto (organização Hoteleira Machado de Campos Ltda).
Conforme depoimento de Domingos Belíssimo (antigo funcionário do Hotel Brasil) entre os anos de 1930 e 1955 ficaram hospedados no hotel muitos estadistas, membros de associações internacionais, homens de negócios e clubes de futebol, como por exemplo, o Vasco da Gama, o Coritiba, o Boca Juniors e o River Plate.
Por força da Lei Municipal nº 6.067, de 21 de agosto de 1991 o prédio do Hotel Brasil foi considerado de valor histórico e arquitetônico.
Nota do blog: A placa jogada em um canto qualquer nem de longe lembra os dias de glória do "finado" Hotel Brasil. Uma vez que é tombado (literalmente), estão aguardando desmoronar para dar outra finalidade ao terreno...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário