quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Lar Padre Euclides, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 
















































Lar Padre Euclides, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Texto 1:
Desde 1919, o Lar Padre Euclides tem oferecido moradia, alimentação, enfermaria, medicamentos, recreação e acima de tudo, carinho e atenção.
A instituição é filantrópica, não visa lucros e possui um alto custo financeiro, portanto as doações auxiliam a complementar receita para as despesas do dia a dia.
Muito mais do que o acolhimento, é sem dúvidas o cuidado integral, que implica função física, psicológica, relacional, material e para tal demanda é indispensável a disponibilização de condições econômicas e sociais que viabilizem o cuidado. Texto do Lar Padre Euclides.
Texto 2:
Padre Euclides é hoje um desconhecido para a grande maioria da população ribeirãopretana. 
As lembranças e homenagens a sua pessoa, praticamente, resumem-se ao nome da rua da Santa Casa, o Lar na avenida da Saudade e um edifício (e biblioteca) no centro. 
Fora esses, não consigo lembrar de mais nada em memória de seu nome na cidade. 
E ainda que alguns achem suficiente, penso que não é pelo tanto de boas coisas que ele realizou em prol de Ribeirão Preto. Deveria ter sua história e realizações contadas na cidade. Merecia, no mínimo, um livro patrocinado pela Prefeitura em sua homenagem. É um dos maiores benfeitores da história de Ribeirão Preto. Ninguém fez mais que ele com a mesma (pouca) quantidade de recursos. 
A título de comparação, temos hoje uma infinidade de praças, postos de saúde, viadutos, escolas, prédios públicos com o nome de bandid...ops, "políticos importantes" da cidade e seus parentes (tem nepotismo até nisso), dando nome a tudo quanto é coisa em Ribeirão Preto, homenagens que, na maioria das vezes, são feitas a pessoas que nada de bom fizeram pela cidade, apenas são objeto de puxa-sacos, enriqueceram por aqui ou são parentes dos mandatários do momento. 
E uma pessoa que realmente fez a diferença para a cidade, o Padre Euclides, é esquecido ou pouco lembrado. 
Não acredita? Pense ou tente lembrar de algo que qualquer um dos atuais vereadores (ou seus pais e avós, em muitos casos também vereadores antes deles) fizeram de bom para a cidade. Algo que vai perdurar, vai se manter em benefício desta e das próximas gerações. Você não vai conseguir, só vai lembrar de aumento do próprio salário, indicação a cargos de confiança, concessão de títulos de cidadania, chantagens ao Executivo e coisas do gênero. Nem banco de praça tem. 
Já a obra do Padre Euclides, feita por meio de amor, caridade e doações, existe até hoje, atendendo e fazendo a diferença para quem realmente precisa. Texto do blog.
Localizado na avenida Saudade, 1577, Campos Elíseos.
Nota do blog: Imagens de 2022 / Crédito para Jaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário