sexta-feira, 11 de novembro de 2022

"Porteira da Mogiana", 1936, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 


"Porteira da Mogiana", 1936, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Nota do blog 1: A "Porteira da Mogiana" servia para interromper o tráfego no local enquanto ocorriam as manobras de vagões e locomotivas causadas pelo transporte aos armazéns e às oficinas. As pessoas ficavam ali esperando, muitas vezes por períodos de 15 a 30 minutos, para poder entrar ou sair da Vila Tibério. Era um estorvo diário na vida delas.
Nota do blog 2: Sobre a localização da "Porteira da Mogiana", reproduzo a seguir trecho de um texto do jornalista Fernando Braga, que informa "a ligação com o centro da cidade era pela rua Cel. Luiz da Cunha, que tinha duas mãos de trânsito. Na passagem sobre os trilhos da Mogiana, existiam duas porteiras que fechavam quando passava algum trem. As demais ruas, Martinico Prado, Santos Dumont, Dr. Loiola e Bartolomeu de Gusmão terminavam nos fundos da Estação".
Nota do blog 3: Existia uma passagem subterrânea, revestida com azulejos brancos, para evitar essa espera, mas era considerada fétida e perigosa pela população. Em virtude disso, a maioria das pessoas optava por esperar a abertura da porteira. A passagem subterrânea ficava na calçada ao lado da estação, possibilitando seguir sentido rua Cel. Luiz da Cunha ou Duque de Caxias (dependendo da direção desejada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário