O Último Bonde que Restou em Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
Em 1945 a CFLP vendeu seus bondes de passageiros e 28 km de trilhos para uma nova agência municipal, a Companhia Curitibana de Transportes Coletivos (CCTC).
Curitiba cresceu rapidamente a partir das décadas de 1930 e 40, mas não modernizou seu sistema de bondes. Uma rede primitiva de trilhos de via única com carros de 2 eixos, todos envelhecidos por décadas, não era adequado e não se manteriam por muito mais tempo. A CCTC começou a trocar os bondes por ônibus durante a Segunda Guerra: primeiro na linha Batel, depois Bacacheri, depois Guabirotuba, depois Trajano Reis. Perto de 1952 restava somente este serviço no Portão.
A linha Portão com veículos Birney encerrou as atividades de bondes em Curitiba em Junho de 1952. Curitiba foi uma das primeiras capitais brasileiras a encerrar seus sistemas de bondes (Belém e Fortaleza já haviam encerrado suas linhas em 1947).
Os bondes belgas aparentemente desapareceram, mas o bonde Birney 110 de algum modo sobreviveu nos fundos de uma garagem na Rua Barão do Rio Branco – local de uma oficina mecânica. Ele foi restaurado e colocado na Praça Tiradentes como decoração em novembro de 1999.
Infelizmente, o bonde 110 foi removido da Praça Tiradentes em 2003 e agora está em um depósito da URBS.
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