Alfa Romeo Stelvio, Itália - Jeremy Clarkson
Fotografia
Antigamente eu andava bastante a pé por Londres, em geral
quando voltava de um bar. Ou porque estava indo a um bar e sabia que não fazia
sentido ir de carro, pois teria de voltar a pé para casa.
E então eu teria que, na manhã seguinte, ir até o pátio
da polícia e dar 100 libras para ter meu carro de volta. Como eu andava muito a
pé, provavelmente é por isso que tinha 71 cm de cintura.
Em conjunto com pernas de 96 cm de comprimento, eu
parecia um poste. Fico surpreso de que nenhuma cegonha tenha feito ninho em
mim.
Atualmente, em um esforço para voltar a ter 71 cm de
cintura, passei a andar a pé de novo.
É muito mais difícil do que nos velhos tempos, principalmente
porque agora eu peso mais do que algumas luas, o que significa que, depois de
uma distância bem curta, eu fico com uma terrível dor nas costas.
Além disso, sou parado muitas vezes por pessoas que
querem uma selfie. E isso sempre leva um tempão, porque ficam explicando por
que querem uma.
Um conselho: se você me encontrar na rua, peça de forma
direta e objetiva para fazer uma foto. Daí eu vou dizer para você ir se catar e
nós podemos ambos seguir nossos caminhos.
Outro problema em andar a pé hoje é que não há muita
coisa para se ver.
Nos anos 80 as ruas estavam cheias de Renault 5 com motor
central e Alfa Romeo Alfasud Sprint Veloce. E também carros de rali Toyota
Corolla de tração traseira, Supra e até um BMW M5 de vez em quando.
Era como andar por uma galeria de arte, só que com a
trilha sonora pulsante de rosnados e zumbidos de uma Londres que se libertava
da miséria do socialismo dos anos 70 e abraçava a visão de Margaret Thatcher de
acordar, progredir e comprar um Golf GTI.
Já agora é só um desfile sem fim de SUVs lúgubres. Faz
parte do meu trabalho conhecer todos eles, mas em uma caminhada ontem eu não
conseguia me lembrar do nome de um único deles. Eram apenas formas cinzentas,
como ovas de sapo.
Claramente é o tipo de carro que todos estão interessados
hoje em dia. E isso é bom, porque o carro que eu não usei muito na semana
retrasada, devido a meu novo hábito de caminhar, era um Peugeot 5008 Allure.
Ele tinha um motor de 1,5 litro, podia ir de 0 a 100 em
um certo tempo, era a diesel e custava quase 30.000 libras. Em todos os
aspectos, um SUV como os outros, exceto que você não olha para o painel de
instrumentos através do volante, já que ficam acima dele.
E, se isso for o que você quer – se o que estiver
faltando na sua vida for uma nova posição do painel de instrumentos –, então
obviamente esse é o carro para você.
Um dia vieram pegar o Peugeot 5008 e só alguns dias
depois eu notei. O carro que o substituiu foi outro SUV, mas desta vez um Alfa
Romeo. E se alguém consegue fazer esse tipo de carro interessante, é a Alfa.
Ele se chama Stelvio, o que significa que foi batizado
com o nome de um trecho de estrada que serpenteia os Alpes italianos montanha
acima. No ano passado experimentei a versão diesel e achei bem razoável, mas
desta vez a Alfa enviou a musculosa versão Quadrifoglio, de 510 cv.
Eu adoro o motor desse carro. É um Ferrari V6 biturbo do
qual tiraram dois cilindros. É uma obra de arte. Genuinamente, um dos maiores
de todos os tempos. Se fosse música, ele seria a Quinta Sinfonia de Beethoven.
Ele gira como se estivesse sendo mantido em ponto morto
por um elástico, que o acelerador rompe de repente e gera um barulho que é
capaz de coagular seu sangue a 500 passos de distância.
Você pode usá-lo para perambular pela cidade, mas esse é
um motor que pede para ser acelerado fundo o tempo todo. Mas ele casa bem com
um SUV? É o que eu queria saber.
Bom, para garantir que o resto do carro – que é alto,
pois é isso que as pessoas querem hoje – não balance seus braços no ar em
pânico quando for chamado para encarar a explosão vulcânica da sua potência, a
Alfa o deixou mais firme, duro. Muito mais duro.
E depois pregado no solo. E daí equipado com pneus com a
dureza do aço. Gostaria de dizer que, apesar disso, o Stelvio lida bem com ruas
mal conservadas. Mas não posso. Ele anda como um carro de corrida. E é o que
ele é.
Ele tem um cardã de fibra de carbono e, na maior parte do
tempo, toda a potência é enviada para as rodas traseiras.
A Alfa diz que, quando ele perde aderência, a força é
imediatamente mandada para o eixo dianteiro, mas quando eu saí de uma rotatória
traseirando, pude testemunhar que a ideia de “imediatamente” da Alfa e a minha
são um pouco diferentes.
Um amigo acabou de comprar um carro desses e, após alguns
dias, me mandou uma mensagem dizendo: “Esta coisa é uma loucura”. E ele está
certo. É mesmo. Divertidamente, alucinantemente insana. Imagine um rebocador
com três motores Lamborghini V12. É assim.
Há muitos SUVs rápidos hoje. Tem o Lamborghini Urus, o Jeep Grand Cherokee Trackhawk e o Audi
SQ7. Mas nada tão extremo quanto este Stelvio. E, como resultado, ele é de
longe o SUV mais empolgante do pedaço.
O que é meio como dizer que a síndrome de Proteus, que
causa tumores sob a pele, é a doença desfigurante mais empolgante.
Mas há outros problemas. Quando você dá zoom no GPS para
ver ruas individuais, ele entra no que eu chamo de “modo imbecil” e gira a
imagem sempre que você vira uma esquina. Eu detesto isso, e não há nada que
você possa fazer para impedir.
E, embora os bancos de fibra de carbono sejam legais, as
fivelas dos cintos de segurança ficam batendo neles e fazem barulho o tempo
todo. E você não pode instalar um engate de reboque, por causa do complexo
sistema de escapamento.
Mas, no fim das contas, não poder rebocar um trailer com
este SUV talvez seja uma boa coisa.
Então, este carro é exatamente o que você esperaria da
Alfa Romeo. Suas melhores cabeças instalaram um motor magnífico, e daí o
pessoal da limpeza da fábrica foi encarregado de fazer todo o resto. Eu adoro
esse tipo de coisa.
Eu adoro os Alfa porque há coisas neles que não
funcionam. Mas você provavelmente vai achar isso enfurecedor.
Eu poderia sugerir que você comprasse o sedã Giulia
Quadrifoglio, que é muito superior como carro. Mas você não quer um sedã. Você
quer um SUV, porque é uma ovelha. Então vá em frente.
Em vez dele, compre um Audi Q5. Seja um idiota. Eu não
dou a mínima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário