Selo "FGTS 50 Anos", 2016, Brasil
Selo
O selo reproduz o logotipo do Cinquentenário do FGTS, concebido a partir da estilização gráfica do maior ícone da identidade nacional: a Bandeira do Brasil. Esse elemento visual está associado aos valores institucionais e significados pátrios, atribuindo à instituição FGTS a nobreza e o reconhecimento de um símbolo nacional, patrimônio de um povo. A estilização da bandeira busca uma configuração onde a mesma possa ser lida como a letra “F”. A tipologia construída para as demais letras busca consolidar e imprimir à marca os atributos de modernidade, imprescindíveis à iniciativa de renovar constantemente a tradição, os conceitos, a importância e os objetivos do FGTS, tornando-o cada vez mais a expressão da segurança e da garantia dos direitos do trabalhador. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.
O selo reproduz o logotipo do Cinquentenário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, concebido a partir da estilização gráfica do maior ícone da identidade nacional: a Bandeira do Brasil. Esse elemento visual está associado aos valores institucionais e significados pátrios, atribuindo à instituição FGTS a nobreza e o reconhecimento de um símbolo nacional, patrimônio de um povo. A estilização da bandeira busca uma configuração onde a mesma possa ser lida como a letra “F”. A tipologia construída para as demais letras busca consolidar e imprimir à marca os atributos de modernidade, imprescindíveis à iniciativa de renovar constantemente a tradição, os conceitos, a importância e os objetivos do FGTS, tornando-o cada vez mais a expressão da segurança e da garantia dos direitos do trabalhador. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.
FGTS 50 Anos:
Conquistas dos trabalhadores para o Brasil Um patrimônio do trabalhador e da sociedade. Assimpode ser definido o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), cuja inserção na vida brasileira, há 50 anos, tem contribuído para o progresso da população e o desenvolvimento nacional. O FGTS é um dos mais importantes instrumentos de apoio ao desenvolvimento social do País. A firmeza na gestão do FGTS, pelo seu Conselho Curador, possibilitou que esse Fundo desempenhe plenamente seu papel estratégico de instrumento público de poupança compulsória e financiamento de políticas públicas em programas de saneamento básico, infraestrutura urbana e habitação popular, em cumprimento às finalidades para as quais foi instituído, em 13 de setembro de 1966, pela Lei 5.107/66. Assim, hoje, se para o trabalhador o saldo depositado pelo empregador em sua conta vinculada do FGTS assegura a principal garantia de indenização nos casos de demissão não justificada, doença grave, falecimento ou fonte de recursos para adquirir a casa própria, é com o FGTS que se desenvolve a ação mais decisiva no Brasil para se promover e assegurar a dignidade e a cidadania à sociedade brasileira, especialmente às populações de baixa renda. Significa recursos para produzir e entregar moradia, água tratada e esgotamento sanitário. Mesmo quem não é beneficiário direto do FGTS é contemplado com as melhorias dele advindas. Dessa forma, o Fundo de Garantia colabora decisivamente para a dinamização da economia em todas as regiões do país, tornando-se agente de progresso nas comunidades. Seus recursos ajudam a gerar postos de trabalho, a proporcionar a redução das desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida da população. Com essa emissão, os Correios destacam a importância desse benefício, criado para apoiar o trabalhador, oferecendo-lhe a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado na aposentadoria, em momentos especiais e em situações de dificuldades, conforme regras que priorizam e asseguram os direitos e o bem-estar dos beneficiários do FGTS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário