Casa Rodovalho, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Texto 1:
Casa Rodovalho, uma das maiores empresas paulistanas do ramo de aluguel de carroças e carruagens para sepultamentos e ornamentos de sepulturas. Primeira grande loja do ramo a se estabelecer legalmente em São Paulo, a Casa Rodovalho era localizada no antigo número 1 da rua São Bento, nas imediações do Largo São Francisco, em um suntuoso prédio de dois andares de esquina (foto 1), que já não existe mais.
Texto 2:
Até 1828 os sepultamentos eram feitos nas igrejas.
As paróquias tinham nesta prática parte da arrecadação, quanto maior o donativo, mais próximo do altar o enterro acontecia, por outro lado afastava fiéis por conta do cheiro dos corpos em decomposição.
A Lei Régia assinada por Dom Pedro I, mudaria a dinâmica deste mercado.
Com o surgimento dos cemitérios paulistanos como o Consolação, surgiu a necessidade do transporte do corpo e todos os serviços de velório para estes locais, esse serviço passou a ser de responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia, que detinha o monopólio dos serviços, e contratava o transporte.
Nasce, algumas décadas depois, idealizado por Antônio Proost Rodovalho Júnior (filho do Coronel Rodovalho, que ajudou a fundar a atual Associação Comercial de São Paulo), na Rua São Bento nas imediações do Largo São Francisco, a Casa Rodovalho, uma das maiores em ornamentos e aluguel de carroças/carruagens para sepultamentos.
Além da prestação de serviço de transporte da Santa Casa para os cemitérios, a empresa também tinha uma frota própria de táxis com "chauffeurs", além de uma fábrica de carruagens e carroças, manutenção e mecânica com sede na Rua da Mooca.
E na Rua Amaral Gurgel ficava a frota da empresa, duas dezenas de automóveis e outras duas dezenas de carruagens que atendiam a políticos e a elite da época, tinha até telefone, o cliente pedia o número 3 e solicitava seu transporte.
Durante o ápice da gripe espanhola, a Rodovalho chegou a organizar 600 sepultamentos, só na cidade de São Paulo em um único dia, isso em 1918! Nesta época os sepultamentos tinham preço tabelado por determinação da prefeitura.
A empresa dominou o ramo por algumas décadas.
Na foto 1 da publicação o prédio da Rua São Bento (demolido).
Na foto 2 o interior da loja.
Na foto 3 a frota de carruagens.
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