Edifício Germaine Burchard , Avenida Cásper Líbero, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
O Edifício Germaine Burchard está localizado na Avenida Cásper Líbero número 59 e 79.
Foi projetado por Enrico Brand na década de 30 e construído por Archimedes de Barros Pimentel logo em seguida a pedido da condessa Germaine Bruchard.
Germaine era uma brasileira muito rica que morava em Paris e tinha muitos imóveis e terrenos no Brasil.
A condessa Burchard costumava dar sempre um grande prejuízo aos arquitetos que trabalhavam para ela pôs nunca pagava os extraordinários.
Isso era comum na época já que os prédios eram encomendados a preço fixo deixando assim ao dono da obra a liberdade de pagar ou não eventuais custos adicionais.
Foi o primeiro edifício de São Paulo a ser utilizado na modalidade hoje conhecida como Flat. Os fazendeiros que vinham para São Paulo há negócios não queriam mais ocupar casarões caríssimos de serem mantidos e por isso começaram a optar por soluções luxuosas porem mais em conta como esta.
Ganhou o prêmio de Edifício mais lindo de São Paulo no biênio 1941-1942.
Nos anos 50 foi reformado por Vladimir Vensann e Lucian Korngold para abrigar o Hotel Alvear, que foi um dos mais luxuosos da cidade.
Somente a cobertura foi mantida como residência da família Burchard.
Em seguida abrigou o Hotel Marian Palace até que foi vendido por inteiro no começo deste século e suas suítes de hotel transformadas em pequenos apartamentos residenciais(de 38 a 75 m) pelo arquiteto Pierre Mermelstein, conhecido na capital Paulista por juntar investidores e reformar antigas joias como esta.
Pierre manteve a maioria dos detalhes originais do prédio, buscando em seu retrofit manter a história e a essência desse prédio lindo definido por alguns uma “onda no asfalto duro da metrópole”
Hoje em dia o Pierre Mermelstein mantém seu escritório na cobertura do Edifício Germaine Burchard e se demonstra sempre muito disponível em acompanhar os visitantes contando toda a história do edifício e o conceito de seu retrofit.














Nenhum comentário:
Postar um comentário