quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Vale do Anhangabaú / Comparativo dos Anos 1951 e 1966, São Paulo, Brasil




Vale do Anhangabaú / Comparativo dos Anos 1951 e 1966, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Texto 1:
O Vale do Anhangabaú em 2 épocas: a imagem superior, de autoria de Antônio Câmara e registrada em 1951; a outra, de Waldemir Gomes de Lima de 1966. Nesta última observamos ao fundo, o Edifício Viadutos (de 1958) na Praça General Craveiro Lopes e o Palácio Anchieta (inaugurado oficialmente em 7/9/1969) no Viaduto Jacareí — também conhecido como Câmara Municipal de São Paulo, o templo paulistano do "trabalho".
Texto 2:
Em uma lista de prioridades urbanas paulistanas, a remodelação do nosso histórico espaço estaria na "lanterna" da tabela. Embora inexequível, que tal devolver o espaço à coletividade? A segunda foto do post, registrada em 1966 por Waldemir Gomes de Lima, nos mostra os terminais de ônibus em toda a extensão do vale entre a Rua Formosa (vista à direita) até as praças do Correio e da Bandeira.
Além dos indefectíveis edifícios Matarazzo e Alexander Mackenzie no Viaduto do Chá, notamos ao fundo, o Edifício Viadutos na Praça General Craveiro Lopes; quase à sua frente, ainda em construção e devidamente "encaixotado", o Palácio Anchieta no Viaduto Jacareí — a futura casa própria da Câmara Municipal que nesta época, ainda estava instalada no Palacete Prates 1, visto parcialmente à esquerda da cena. Ainda ao fundo, o Edifício Brasilar (erguido no espaço onde estava a Casa Alemã na atual Rua Quirino de Andrade) que foi concebido para funcionar como um hotel. Muitos desconhecem o lado mundano da história: sabe-se que muitos de seus apartamentos funcionavam como "garçonnières" de fazendeiros e industriais quando vinham se divertir na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário