Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
domingo, 23 de agosto de 2020
Via do Fórum Imperial / Via dei Fori Imperiali, Roma, Itália
Via do Fórum Imperial / Via dei Fori Imperiali, Roma, Itália
Roma - Itália
Fotografia
A Via dei Fori Imperiali ou rua dos Fóruns Imperiais em Roma talvez seja uma das mais cenográficas e frequentadas por turistas estrangeiros. Percorrendo-a, podemos admirar toda a imponência da Roma imperial e cruzar com diversos monumentos importantes. Só que nem todo mundo conhece a sua história.
Originariamente, a rua era chamada Via dei Monti porque levava até os Castelos Romanos. Ela foi nomeada de Via dell’Impero por Benito Mussolini, em 1932, e o seu nome atual, Via dei Fori Imperiali, só foi adotado depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
A ideia de unir ideologicamente o Coliseu ao Altare della Patria, na Piazza Venezia, fazia parte de uma visão triunfal de uma política de propaganda. Mussolini pretendia criar uma analogia entre a grandeza da Roma antiga e a aura de progresso do fascismo. Foi na Piazza Venezia que começaram as primeiras aglomerações fascistas na capital.
Roma deveria se tornar uma cidade cosmopolita, projetada para o futuro, e por isso foram demolidas as casas e construções ao redor das áreas arqueológicas presentes na rua. Elas cederam espaço a uma “passarela” de 900 metros de comprimento e 30 de largura.
A obra levou dezesseis meses para ser concluída e foi inaugurada no dia 28 de outubro de 1932, o ano do décimo aniversário da marcha fascista, evento organizado com o intuito de pressionar a monarquia italiana a nomear Mussolini como primeiro-ministro do país.
As demolições continuaram até 1933, mas Il Duce não perdeu a ocasião de inaugurar o novo espaço urbano em 1932, vestido com uniforme militar e a cavalo. Para ter uma ideia de como era a arquitetura dessa parte da cidade antes da construção da Via dei Fori Imperiali você pode visitar as pinturas e fotografias presentes no Museo di Roma a Palazzo Braschi.
Além de igrejas, jardins e hortas, entre as áreas destruídas estava a colina della Velia, já lugar de residência do terceiro rei de Roma, Tullo Ostilio.
Para evitar um desabamento, no local foi erguido um muro de contenção, decorado com uma fonte, que separa a Via dei Fori Imperiali das ruínas do Palazzo Silvestri-Rivaldi.
Em 1933 foram colocadas na Via dei Fori Imperiali as quatro estátuas de bronze dos imperadores César, Augusto, Nerva e Trajano, em correspondência de seus respectivos fóruns.
Mais tarde, em 1934, em ocasião do chamado Natale di Roma, foram acrescentados quatro mapas de mármore que representam a expansão do domínio romano. A primeira mostra Roma em sua origem. A Segunda durante as guerras púnicas. A terceira no período da morte de Augusto e a última nos tempos de Trajano (53-117 d.C).
Em 1936, um quinto mapa representando a Itália e as suas colônias foi colocado ao lado dos outros quatro, criando uma evidente conexão ideológica com a antiga Roma.
Hoje a Via dei Fori Imperiali ou rua dos Fóruns Imperiais é aquela onde, em condições normais, no feriado do dia 2 de junho, Festa della Repubblica, acontece o desfile das forças armadas italianas.
Também é a rua ocupada pelos romanos que, nos finais de semana, aproveitam para passear a pé ou de bicicleta pelo centro histórico e faz parte do percurso da maratona de Roma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário