Chevrolet Tracker 1.0 PCD 2020, Brasil
Fotografia
O novo Chevrolet
Tracker 1.2 turbo já mostrou que não chegou para brincar.
Concentrando 80% das vendas, a configuração mais potente do SUV compacto tem
exercido papel fundamental para colocar o modelo entre os líderes do segmento
de SUVs compactos.
Mas e quem não liga tanto para o desempenho e prefere
pagar menos por uma versão 1.0 turbo, dotada do mesmo motor três-cilindros flex
de 116 cv de Onix e Onix Plus, estará bem servido?
Para responder essa pergunta testamos uma unidade da
versão 1.0 turbo automática voltada a clientes PcD, custando R$ 70.000 sem
isenções.
Se existia alguma preocupação em relação ao desempenho do
modelo equipado com o propulsor mais fraco, ela acabou logo após nossa
experiência a bordo. A diferença para o Tracker 1.2 no 0 a 100 km/h em nossa
pista de testes foi pequena: 11,3 s para 10,1 s.
Na verdade, o resultado aferido é igual ao do VW T-Cross
200 TSI, superando rivais como Nissan Kicks 1.6 (11,9 s), Hyundai Creta 1.6
(12,6 s) e Jeep Renegade 1.8 (15,3 s).
No uso prático, o novo Tracker 1.0 turbo demonstrou
fôlego suficiente para arrancar, retomar e subir ladeiras um bocado íngremes
sem dar nenhum suspiro de lamentação.
Mas não espere a mesma agilidade de um Onix ou Onix Plus:
os mais de 100 kg extras de peso, além dos 6 e 15 cm a mais de largura e
altura, respectivamente, cobram a conta nessa hora.
Por isso mesmo, o câmbio automático de seis marchas
demonstra dificuldade para entender o momento mais adequado para as reduções no
SUV do que no hatch ou no sedã.
Só que uma característica não mudou: assim como nos dois
Onix, no Tracker 1.0 também sentimos soquinhos na hora de arrancar com o
veículo ainda frio. Já no SUV equipado com motor 1.2 isso não aconteceu em
nenhuma de nossas avaliações.
Em muitos aspectos, o Tracker 1.0 lembra demais os dois
irmãos de plataforma. A começar pela pegada esportiva ao volante (que não tem
base achatada, como na versão Premier, mas ainda preserva a empunhadura
agradável), passando pelas boas respostas do acelerador e por aquelas não tão
diretas assim dos freios, dotados de discos ventilados na dianteira e tambores
na traseira.
Na versão testada, o Tracker 1.0 possui bancos de tecido
e acabamento mais simples (sem preto brilhante no console central ou
revestimentos de couro), além de ceifar itens como o piloto automático
adaptativo, o alerta de ponto cego, o carregador de celular sem fio e o teto solar.
Com isso, a sensação é a de estar em um carro “da vida
real”, como é a maioria das versões de Onix e Onix Plus. Aqui vale um adendo:
talvez seja uma questão psicológica, mas o ambiente interno menos rebuscado
parece ressaltar limitações do acabamento, como a capa interna das colunas A
não tão bem encaixada assim.
Mas, no geral, as peças possuem montagem correta e tão
bem alinhada quanto as do Tracker Premier. Já a central MyLink 3 de 8 polegadas
é rápida e intuitiva, mas tem dificuldade, seja no Onix ou no Tracker, de
projetar celular sem uso de cabo original.
Em outros aspectos, o Tracker 1.0 demonstra estar em um
patamar que Onix e Onix Plus jamais serão capazes de alcançar. Por exemplo, o
nível de invasão do ruído do motor na cabine, embora ainda relativamente alto
para os padrões de um SUV, passa longe do que se ouve dentro do hatch ou do
sedã.
Escuta-se o motor enchendo nas retomadas, fato, mas não o
zumbido da turbina que é tão presente nos dois irmãos. As vibrações
proporcionadas pelo três-cilindros também ficam mais contidas no Tracker do que
na família Onix, mas ainda estão aquém do que se sente em um T-Cross 200 TSI.
O vão livre do solo (15,7 cm) e o ângulo de ataque (17°,
fruto da aplicação de um defletor aerodinâmico na base do para-choque
dianteiro) também são baixos para um utilitário esportivo, mas bons o
suficiente para que se passe por valetas sem o mesmo medo que um dono de Onix
tem de raspar o assoalho.
As suspensões são muito mais suaves e menos ruidosas,
apesar de ainda estarem um pouco mais secas e barulhentas do que se encontra em
rivais como Creta e Renegade. Já os bancos dianteiros acomodam pernas, costas e
cabeça de modo bem mais ergonômico, minimizando a sensação de cansaço ou
desconforto ao término da jornada.
Na parte traseira, apesar do entre-eixos de 2,57 m, 3 cm
a menos do que o Onix Plus, o vão para pernas surpreende de tão generoso.
Para uma versão PcD, o Tracker é bem equipado: seis
airbags, ESC, DRL de led, chave presencial, partida por botão, start-stop,
rodas de liga leve, ar-condicionado e vidros um toque nas quatro portas. Em
custo/benefício, um pacote imbatível.
O Tracker 1.0 turbo é mais simples e tem
desempenho um pouco mais módico do que o 1.2, mas ainda é bem
equipado e anda melhor que muitos rivais. Sem dúvida, uma
opção voltada ao custo/benefício.
Nota do blog: Tem um bom motor e visual. Mas o acabamento é péssimo. Excesso de peças plásticas, especialmente nas versões de entrada. Faz barulho em excesso ao passar por buracos ou depressões, parece uma sinfonia...
Nota do blog: Tem um bom motor e visual. Mas o acabamento é péssimo. Excesso de peças plásticas, especialmente nas versões de entrada. Faz barulho em excesso ao passar por buracos ou depressões, parece uma sinfonia...
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