Rótulo "Caldo Knorr", Década de 60, Refinações de Milho Brasil, Brasil
Rótulo
Em 1912, devido aos avanços nas pesquisas sobre ressecamento vegetal, a marca Knorr lançava o primeiro caldo de carne em cubo. Como os caldos de origem animal ou vegetal eram amplamente consumidos em diversas culinárias, além da praticidade que ofereciam, os caldos em cubo ganharam grande espaço no mercado mundial.
Assim que os produtos desidratados chegaram ao Brasil, o consumidor brasileiro se mostrou resistente. Parte da recusa ocorreu devido às circunstâncias em que se encontrava a oferta de alimentos industrializados no país, que ainda era relativamente baixa. Ao mesmo tempo, as brasileiras, à época as responsáveis por fazer a comida da família, estavam acostumadas a fazer seus próprios temperos caseiros, e por isso tratavam com desconfiança a novidade.
A solução para o problema foi abrasileirar os produtos. Dessa forma, a marca passou a ofertar temperos para a culinária brasileira, como a produção dos temperos para feijão, que aparentavam ser feitos pela dona de casa brasileira.
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