Dia do Historiador / 19 de Agosto - Artigo
Artigo
A comemoração foi instituída em 2009 e a data foi escolhida para homenagear Joaquim Nabuco, nascido em 19 de agosto de 1849, no Recife (PE).
Além de historiador, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco Araújo (1849-1910) foi diplomata, jornalista, jurista e deputado geral pela Província de Pernambuco. Uma de suas grandes obras foi a história da intervenção estrangeira durante a Revolta da Armada (levante da Marinha contra os governos de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto).
Como diplomata, foi embaixador do Brasil em Londres, em 1901, e, a partir de 1905 em Washington. Um dos principais líderes abolicionistas do Brasil, Nabuco escreveu ensaios e livros, além de nos legar cartas e discursos condenando a escravidão. Nessas obras, ele analisava a escravidão sob diversos aspectos (histórico, jurídico, religioso, social e político).
Joaquim Nabuco escreveu também em jornais e revistas. Compareceu às sessões preliminares de instalação da Academia Brasileira de Letras (ABL) e foi o fundador da cadeira n° 27.
Nenhum comentário:
Postar um comentário