sábado, 27 de agosto de 2022

Rótulo “Corned Beef", 1957, Target Brand, Frigorífico Armour, São Paulo, Brasil


 

Rótulo “Corned Beef", 1957, Target Brand, Frigorífico Armour, São Paulo, Brasil
Rótulo


A exportação de carnes, que historicamente tem sido um dos pilares da economia brasileira, teve seu início em 1914, com empresas como Armour e Swift se instalando no Sul do país. Geograficamente, a Região Sul beneficia a criação de gado, pelo seu terreno pouco acidentado e clima mais ameno. As empresas são consideradas responsáveis pela primeira remessa de exportação do Rio Grande do Sul, em 1918.
Ao se estabelecerem no Sul do país, as empresas norte-americanas adotaram práticas de costume, como a produção de carnes enlatadas. O produto era totalmente voltado para a exportação, já que o mercado de carne enlatada no Brasil era pequeno.
A exportação de enlatados brasileiros teve o seu auge durante a Segunda Guerra Mundial. Com o acirramento dos combates na Europa, e tendo o conflito tomado proporções inimagináveis, coube ao mercado brasileiro abastecer os exércitos que se confrontavam no Velho Continente. Para suprir a enorme demanda existente, as grandes empresas estrangeiras se uniram a abatedouros menores e mais tradicionais do sul brasileiro. Dessa forma, surgiram cooperativas que conseguiram instalar frigoríficos nacionais, diversificando o mercado e aumentando a competitividade.

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