segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro / IHGB - Artigo

 


Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro / IHGB - Artigo
Artigo


O IHGB nasceu, em 1838, da aspiração de uma entidade que refletisse a nação brasileira que, não muito antes, conquistara a sua Independência.
A proposta de criação do instituto foi apresentada por Raimundo José da Cunha Matos e Januário da Cunha Barbosa, e aprovada em 19 de agosto de 1838. No dia 21 de outubro, houve a fundação do IHGB em assembleia da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, com a presença de 27 fundadores.
A criação do instituto está aliada aos esforços de construção do Estado imperial e de formação da história e da identidade nacionais. Constavam entre as diretrizes fundamentais do IHGB a coleta de documentos, a produção de publicações que importassem ao estudo e ao ensino da história do Brasil e que valorizassem a cultura, a civilização e a educação pública.
O Imperador d. Pedro II, patrono do IHGB, foi um dos maiores entusiastas da instituição e para tanto estimulou e patrocinou pesquisas. Por todo seu interesse e dedicação aos trabalhos da entidade, foi conferido a d. Pedro II o título de Protetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário