A Primeira Fábrica da Ford em São Paulo, Bom Retiro, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Uma das regiões mais antigas e tradicionais de São Paulo é o chamado Bom Retiro. Tal bairro, famoso e historicamente importantíssimo para a cidade, guarda em seu interior um belo edifício que já foi uma fábrica da Ford.
O Bom Retiro,
que sempre foi margeado pela linha de trem, sempre foi uma importante área para
o desenvolvimento industrial da cidade de São Paulo. Mesmo com a grande
debandada das empresas da região, ainda existem alguns conglomerados que
continuam a realizar suas atividades pelo bairro.
Uma dessas
empresas que mais marcou a região e que, infelizmente, não opera mais seus
serviços no Bom Retiro é a Ford, grande montadora de veículos. E a instalação
dessa fábrica na cidade de São Paulo passa pela própria história do Brasil.
Até o meio da
década de 1910, o Brasil e a América do sul possuíam seus veículos
essencialmente importados da Europa. Contudo, graças a Primeira Guerra
Mundial, a situação se complicou. Com a interrupção da importação de automóveis
da Europa, a situação teve que ser adaptada.
A Argentina,
primeira filial da América do Sul, contava em 1913 com uma sucursal da Ford e,
dali, vinham os veículos Ford T para o território nacional. Tudo isso feito
pelo empresário William T. Wright.
No ano
seguinte, em 1914, a pequena sucursal da Ford Argentina acabou virando uma
filial industrial e, esse fato histórico, facilitou a abertura para que anos
mais tarde houvesse uma filial da fábrica em São Paulo.
Em 1919, a
filial Argentina transferiu 25 mil dólares para o Brasil criar a Ford
Motor Company em nosso território. E os primeiros passos dessa empresa
foram dados na Rua Florêncio de Abreu, em um pequeno depósito de dois
andares. Ali, iniciaram-se as montagens do Ford T e dos caminhões TT.
A empresa, com
isso, tornou-se a primeira fabricante de automóveis a se estabelecer em
território nacional. Em 1920, através do então Presidente da República,
Epitácio Pessoa, a Ford conseguiu a autorização formal para dar andamento ao
processo de instalação de suas operações no Brasil.
Com isso, o
pequeno depósito da Florêncio de Abreu foi deixado de lado e o novo endereço
seria o antigo ringue de patinação que havia na Praça da República. Na época, a
demanda dos brasileiros pelos modelos da Ford era gigante e a empresa
acabou vendo a necessidade de criar sua primeira grande fábrica no Brasil.
Para dar
andamento a esse empreendimento, foi contratado o engenheiro americano B.R.
Brown, o mesmo que havia projetado a fábrica da Ford em Highland Park, nos EUA.
Em 1921, após intensos esforços, era inaugurada a primeira fábrica brasileira
da Ford Motor Company em São Paulo, mais especificamente, na Rua Sólon, no Bom
Retiro.
Com essa nova
“casa”, a empresa poderia expandir suas operações e iniciar um processo de
prosperidade nos negócios em território nacional. Durante a década de 20, por
exemplo, a predominância dos modelos Ford nas ruas de São Paulo e do Brasil era
gritante.
No ano de 1923
a produção da fábrica da Rua Sólon, com um time de 124 funcionários, atingia
4700 automóveis e 360 tratores por ano, um número bastante expressivo para a
época. Em 1927, visando uma nova ampliação, a Ford adquiriu um terreno na Vila
Prudente para construir uma nova fábrica, que seria inaugurada em 1953.
A partir deste
momento a unidade do Bom Retiro começa a ter suas atividades reduzidas
gradativamente até ser totalmente desativada. Infelizmente, um prédio de tanta
história e importância para a indústria automotiva do país encontra-se
desabrigado e entregue ao próprio destino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário