Porto Flutuante, Manaus, Amazonas, Brasil
Manaus - AM
Fotografia - Cartão Postal
O Porto de Manaus é um porto fluvial brasileiro localizado
no município de Manaus, capital do estado do Amazonas.
Considerado o maior porto flutuante do mundo, atende aos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte
do Mato Grosso.
Foi projetado por ingleses e inaugurado em 1907, quando a cidade vivia o
auge do ciclo da borracha. Atualmente, é administrado
pelo Governo do Estado do Amazonas.
Localizado à margem esquerda do rio Negro distante, 13 km da confluência com o rio Solimões,
o Porto de Manaus constitui a principal entrada para o estado do Amazonas. Sua
estrutura permite receber vários navios de qualquer tamanho, mesmo durante as
grandes vazantes. O cais flutuante compõe-se de duas partes distintas: a
primeira em forma de um T, serve para a atracação de navios de cabotagem. A
segunda parte é o trapiche que liga as balsas flutuantes à ponte móvel.
Além de servir para embarque e desembarque de passageiros e
mercadorias que vão e vem das cidades do interior do estado, recebe
grandes transatlânticos com turistas de várias
partes do mundo. Também desembarca produtos destinados ao Polo Industrial de Manaus, assim como
serve de embarque para produtos fabricados na cidade e que se destinam a várias
partes do Brasil e do mundo.
No fim do século XIX,
a explosão da borracha impulsionava cada vez mais o fluxo comercial e trazia
grandes lucros para o Amazonas. Toda essa intensa atividade necessitava de um ponto
equipado com a melhor infra-estrutura e tecnologia disponível na época para dar
suporte ao escoamento do látex, extraído na região que tinha como destino os
grandes centros comerciais do mundo. A estrutura existente no local necessitava
de uma ampliação que desse suporte para atracação de navios de grande calado.
Oficialmente as obras de melhoramento do Porto de Manaus tiveram início em 7 de
outubro de 1902, em solenidade que contou com a presença do governador do
estado Dr. Silvério Nery.
As obras foram realizadas por etapas:
- Em 1903, foi construída a Casa de Máquinas (hoje sede do
Museu do Porto), o armazém nº 7 e um cais provisório.
- Em 1904, foram construídos os armazéns nº 9 e 10, a torre
metálica para a caixa d’água, as linhas férreas destinadas aos serviços dos
armazéns do Porto, o cais do Roadway e instalações dos primeiros geradores de
eletricidade.
- Em 1905, foram calçadas as áreas em torno dos armazéns nº 9 e
10.
Construiu-se um pequeno muro de arrimo na base dos mesmos
armazéns e um plano inclinado em frente ao armazém nº 7.
- Em 1906, foi erguido o prédio da Alfândega e Guardamoria, o segundo trecho do
cais de alvenaria, o prolongamento da plataforma de madeira, o armazém nº 0 e a
ponte flutuante do Roadway.
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