Plano Inclinado Gonçalves, Salvador, Bahia, Brasil
Salvador - BA
Fotografia
O Plano
Inclinado Gonçalves (PIG) localiza-se no Centro Histórico de Salvador, no estado brasileiro da Bahia. Constitui-se em um plano inclinado, um dos
mais antigos da cidade, atrás da Catedral Basílica da Sé e que liga o bairro do Comércio ao Pelourinho.
O acesso dá-se, na Cidade
Alta, pela praça Ramos de Queiroz e, na Cidade
Baixa, pela rua Francisco Gonçalves.
Possui duas
cabines com as dimensões de um bonde regular, cada uma com capacidade
para transportar 36 passageiros ou 2,7 toneladas. Atualmente, está sob os
cuidados da empresa Otis,
fabricante original dos motores.
Remonta a uma
rampa aberta na encosta pelos Jesuítas no século XVII, razão pela
qual ficou conhecido como o "Guindaste dos Padres".
Acredita-se
que foi inaugurado em 1874,
quando teria trilhos e dois vagões. Em 1888 uma empresa inglesa, sem experiência
no ramo, recebeu uma encomenda para um tipo de funicular, com carros
constituídos por uma simples plataforma plana que possivelmente em algum momento
transportou bondes a cavalo incluindo os
animais. Posteriormente, recebeu uma cabina fechada, passando a transportar
passageiros. A linha, denominada de "Chariot", conheceu vários
acidentes, vindo a ser encerrada.
Outras
informações dão conta de que a construção do Plano no lugar do Guindaste dos
Padres deu-se antes da do Elevador do Taboão, entre 1887 e 1889, por
iniciativa da Companhia Linha Circular de Carris da
Bahia. O Plano Inclinado Isabel, como seria inicialmente
chamado, foi inaugurado em 25 de dezembro de 1889, quando a Proclamação da República Brasileira já
havia ocorrido; por isso, a homenagem à até então futura herdeira da coroa brasileira, princesa Isabel, foi
transferida para o comendador Manuel Francisco Gonçalves, diretor da Companhia
construtora do Plano.
Em 1889 a empresa alemã Maschinenfabrik
Esslingen forneceu um sistema convencional completo de funicular, incluindo
trilhos, cremalheira, carros, propulsão a vapor e cabos de tração. Para a sua
operação, foram construídas estações com escadarias na parte exterior dos
trilhos. Ainda no mesmo ano, Niklaus
Riggenbach, natural de Olten, na Suíça, com experiência no
setor de trens a cremalheira e funiculares com
cremalheira, recebeu uma encomenda para planificar uma nova linha, mais
perfeita e segura do que a da empresa Maschinenfabrik Esslingen.
Em 1909 a linha foi eletrificada, recebendo novos carros do tipo europeu, com compartimentos em diferentes degraus.
No mesmo período, a estação inferior foi reconstruída. A reinauguração deu-se
a 10 de junho de 1910.
Na passagem
da década de
1920 para a década de 1930, a Companhia
Linha Circular de Carris da Bahia contratou uma empresa da Dinamarca, a Christiani
& Nielsen, para efetuar modernização tecnológica e estética no Elevador Lacerda e no
PIG, o que incluiu a alteração da inclinação da rampa (de 32º10' para 35º45') e
a adoção de linhas retas e elementos geométricos art-déco nas fachadas.
Foi finalizada em agosto de 1931. Essa nova reforma trouxe novos carros, do tipo
plataforma, fabricados pela empresa estadunidense J. G. Brill Company, sediada
na Filadélfia.
Estes caracterizavam-se pelo emprego de polos de trole com linha elétrica. A nova
inclinação era necessária para a adaptação das plataformas das estações aos
novos carros, agora também planas e com escadarias cobertas. Novos trilhos
de gabarito
padrão (1435 milímetros) foram instalados e a
cremalheira foi removida.
O prefeito Hélio Ferreira Machado, por meio do Decreto
n.º 1.503 de outubro de 1955, encampou o patrimônio da Companhia Linha Circular
de Carris da Bahia. A empresa detinha o monopólio dos serviços
municipais de transportes, luz e telefone, o que incluía os
quatro ascensores e planos inclinados existentes; assim, eles passaram para a
administração do então Serviço Municipal de Transportes Coletivos.
Ao longo dos
anos conheceu períodos de fechamento, até que veio a ser novamente reinaugurado
em 11 de março de 1998. Mas a
intermitência do serviço continuou, sendo o serviço suspenso em março de 2010 e em fevereiro 2011. Em 5 de fevereiro de 2014, o Plano
Gonçalves voltou a funcionar, após um investimento de
2,6 milhões, visando deslocar 10 mil pessoas por dia. Porém, no início de agosto,
um curto-circuito levou
à interdição do PIG, e suas peças danificadas tiveram de ser levadas para
o Rio
de Janeiro para fabricação de novas. A volta do funcionamento,
após chegada do novo motor,
foi anunciada para 10 de outubro de 2014, prazo que também não foi cumprido.
Após ser reaberto no final de 2014, ficou fechado novamente por três dias em fevereiro de 2016, para obras no equipamento. Depois disso, mais cerca 90 dias sem
funcionar para a realização de novos serviços de modernização, que incluíram melhorias e
renovação nos sistemas de freio, anticapotagem, elétrico, na acessibilidade, dois novos
motores, remodelamento de peças, contenção do talude da encosta. A reforma foi um investimento de
1,4 milhão de reais do governo municipal e levou à reabertura do Plano
Gonçalves em 22 de agosto de 2016.
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