quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Estação da Estrada de Ferro do Riacho, Década de 1930, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil


 

Estação da Estrada de Ferro do Riacho, Década de 1930, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia


A Estrada de Ferro do Riacho foi construída em 1894. A linha ia da estação do Riacho, próxima à Ponte de Pedra, em direção à zona sul, até a Ponta do Dionísio (atual bairro Assunção). Dois fatos determinaram a retificação da linha: a enchente de 1898, que destruiu totalmente o trecho da Estrada entre a Estação do Riacho e o Asilo de Mendicidade (atual Asilo Padre Cacique); e a reclamação de José Joaquim Assunção (proprietário da área da Vila Assunção), de que a ferrovia havia sido implantada em suas terras sem indenização. A estrada, então, foi reconstruída e levada até a Ponta do Melo, antes do trecho final que ia até a Ponta do Dionísio. Era na Ponta do Melo que os chamados “cubos”, recipientes com dejetos do Asseio Público, eram despejados no Guaíba. Essa era uma das principais finalidades dessa linha de trem. Em 1900, a estrada de ferro foi estendida até a Tristeza e teve papel decisivo no desenvolvimento do bairro, que se tornou uma região balneária e de veraneio dos moradores da capital. A linha, que transportou cerca de 41 mil passageiros em 1900, alcançou cerca de 81 mil passageiros em 1906. A estrada foi novamente danificada na enchente de 1914, interrompendo o tráfego por 82 dias. Os trens do Asseio Público foram mantidos com dificuldade. A linha foi estendida, em 1926, até a Vila Nova, com o objetivo de transportar pedras para o calçamento das ruas. O município alterou o início da Estrada de Ferro, levando-a até o centro de Porto Alegre, na Avenida Mauá, onde foi construída a Estação Ildefonso Pinto, em 1927. A popularização do automóvel e a implantação da “faixa de cimento” até a Tristeza, no início da década de 1930, marcou o início do declínio do transporte ferroviário na Capital. O Município também alegava as dificuldades de conservar a ferrovia, que entre os anos de 1926 e 1930, esteve arrendada a uma empresa particular. Em 1934, a Estrada do Riacho foi encampada pela Viação Férrea do RS e, logo em seguida, foi definitivamente desativada.

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