Jardim Alzira Franco Homenageia Ayrton Senna e a Fórmula 1, Santo André, São Paulo, Brasil
Santo André - SP
Fotografia
Após a trágica morte de Ayrton Senna inúmeras cidades buscaram homenagear o piloto brasileiro batizando praças, ruas, avenidas e até uma rodovia mudou de nome (antiga Rodovia dos Trabalhadores).
Mas no Jardim Alzira Franco, em Santo André, a homenagem estendeu-se para o bairro inteiro, onde as suas ruas foram batizadas com nomes ligados ao piloto e a Fórmula 1. Ao todo são 15 ruas e uma avenida com referências a categoria mais popular do automobilismo mundial.
Para transitar pelo bairro é preciso passar pela via principal, a Avenida Ayrton Senna da Silva. Dali por diante uma sequência de ruas, em sua maioria curtas e estreitas, se faz uma viagem pelo automobilismo mundial, com nomes de autódromos (como Ímola, Jacarepaguá e Suzuka) e ruas com nome das escuderias de Fórmula 1 (como Sauber, Ferrari e até Copersucar).
Já quanto a pilotos, apenas dois foram agraciados com seus nomes nas vias sendo um deles, Ayrton Senna, duas vezes. Além de ter dado seu nome para a avenida principal do bairro, seu personagem de história em quadrinhos, Senninha, dá nome a uma das ruas. O outro piloto a batizar uma rua do bairro é seu grande rival, o francês Alain Prost.
Mas como um bairro da periferia de Santo André recebeu esses nomes ligados à Fórmula 1?
Por incrível que pareça a iniciativa não partiu das autoridades municipais, mas sim dos moradores da região, cujo bairro então recém urbanizado com conjuntos habitacionais não tinha todas as ruas batizadas com nomes. A Rua Jacarepaguá, por exemplo, era a Rua D.
De acordo com pessoas que ouvimos ao caminhar pelas estreitas ruas da Vila Alzira Franco, a morte de Ayrton Senna comoveu os moradores da região e serviu de incentivo para a comunidade escolher o nome das ruas com relação à carreira do piloto, passando por escuderias e pistas por onde ele correu e se consagrou. A Rua Toleman, por exemplo, é lembrança da primeira equipe pela qual Senna correu na Fórmula 1.
E também um grafite feito na parede de uma avenida da região, no distante ano de 1995, serviu de inspiração para a ideia. Trabalho do artista plástico Marcos David, à época com 25 anos, o mural foi um dos primeiros no mundo a homenagear Ayrton Senna. Naquela época a internet ainda engatinhava no Brasil, mas isso não impediu que o grafite ultrapassasse as fronteiras do país chegando ao conhecimento de diversos fã-clubes do piloto no exterior, inclusive no Japão.
O mural foi respeitado e jamais grafitaram ou o vandalizaram, tendo a obra desaparecido com o tempo e falta de manutenção (vide foto no post). Ainda em 2010, 15 anos após o trabalho ser feito, traços do grafite podiam ainda ser vistos.
Hoje com 52 anos, Marcos David lembra com muito orgulho do mural que fez e sabe da importância que seu trabalho teve na construção da toponímia deste bairro de Santo André. Ele pretende em 2024, ano em que fará 30 anos que Ayrton Senna nos deixou, fazer um novo painel em sua homenagem. Texto de D. Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário