Nova York - Estados Unidos
Whitney Museum of American Art, Nova York, Estados Unidos
OST - 89x153 - 1930
Early Sunday Morning (pt: "Domingo de Manhã") é uma pintura de 1930 do pintor realista americano Edward Hopper. É uma das suas mais conhecidas pinturas. É atualmente posse do Whitney Museum of American Art em Nova York, comprada com fundos de Gertrude Vanderbilt Whitney, fundadora do museu.
Early Sunday Morning foi adquirida pelo Museu Whitney, poucos meses depois da sua conclusão, a primeira pintura de Edward Hopper a entrar na colecção permanente do museu. É considerada ainda como uma das obras mais evocativas do pintor, um paradigma do isolamento solene com a qual ele introduzia vistas da sua cidade e da forma de que ele destilada, em vez de recordar, os seus súbditos. Em Early Sunday Morning ele copiou uma linha real de edifícios na Sétima Avenida em Nova York (o trabalho foi originalmente intitulado "Seventh Avenue Shops"). Mas Hopper quis antes generalizar o local, evitando o tipo de detalhes típicos, usados por contemporâneos como Reginald Marsh. Os símbolos e letras das montras das lojas, por exemplo, são visíveis, mas ilegíveis.
Embora as pessoas estão longe de serem vistas, a presença humana está em toda parte. Na sequência das janelas do segundo andar, idênticas em tamanho, mas cada abertura a ser tratada de forma diferente, como se refletisse a individualidade do seu ocupante. Hopper inicialmente tinha pintado uma figura em cada uma dessas janelas, mas depois desistiu.
Para criar um jogo dramático de luz e sombra, Hopper tomou liberdades maiores, com a configuração original. A longa sombra no topo do edifício e as faixas escuras em toda a calçada sugerem uma situação impossível para o sol nesta avenida de sentido Norte-Sul. A variedade de iluminação na linha plana, frente aos prédios é mais teatral do que real. Na verdade, estas fachadas da Sétima Avenida fazem recordar um cenário de teatro, desenhado por Jo Mielziner, para o "Elmer Rice Street Scene", uma peça de teatro que ele e a sua esposa tinham visto no ano anterior.
Early Sunday Morning pode facilmente ser visto como uma sucessão de verticais e horizontais e um friso de sombra e luz em contraste.
Early Sunday Morning is one of Edward Hopper’s most iconic paintings. Although he described this work as "almost a literal translation of Seventh Avenue," Hopper reduced the New York City street to bare essentials. The lettering in the window signs is illegible, architectural ornament is loosely sketched, and human presence is merely suggested by the various curtains differentiating discrete apartments. The long, early morning shadows in the painting would never appear on a north-south street such as Seventh Avenue. Yet these very contrasts of light and shadow, and the succession of verticals and horizontals, create the charged, almost theatrical, atmosphere of empty buildings on an unpopulated street at the beginning of the day. Although Hopper is known as a quintessential twentieth-century American realist, and his paintings are fundamentally representational, this work demonstrates his emphasis on simplified forms, painterly surfaces, and studiously constructed compositions.

Nenhum comentário:
Postar um comentário